ODEBRECHT, SEM UM ALICERSE MORAL VEIO A DECADÊNCIA.




Desde a minha adolescência  eu torcia e admirava dois grandes empresários da Bahia  Mamede Paes Mendonça e Norberto Odebrecht .

O primeiro , era sergipano e , como se dizia à época, não sabia escrever a letra o nem usando um copo , por ser semi analfabeto, de origem humilde mas com um tino comercial de gênio.  

Sem vaidades , teve vários filhos e tornou-se dono da maior cadeia de supermercados do Brasil, foi pioneiro. Ainda seria o maior se não tivesse dado de testa com o todo poderoso cacique politico ACM e se não se aventurasse a expandir seus negócios no sul do país escolhendo o momento errado, além das divergência entre seus herdeiros.

Nunca se envolveu em falcatruas apenas ouvia-se boatos contados por  invejosos e preguiçosos que contavam lendas a respeito da quantidade de sardinhas nas latas que comprava e incêndios suspeitos. Tudo mentira, seu Mamede, como era mais conhecido, era um homem honesto , humilde sem vaidade e cujo fio de bigode valia mais do que uma assinatura com firma reconhecida.

O segundo, Norberto Odebrecht, este,  era letrado e filho de alemães, engenheiro por formação ergueu a maior construtora da América Latina, a Odebrecht, vindo a ser um orgulho além fronteiras da Bahia.

Seu filho , Emílio, e neto, Marcelo Bahia Odebrecht, também anversos às badalações tocaram a empresa e a transformara na maior construtora da América do Sul . Só que esqueceram de alicerçar a base sólida da empresa herdada do seu pai e do seu avó e visando o lucro fácil e rápido envolveram-se ao longo dos últimos 30 anos com os políticos e gestores mais podres da nossa história republicana.

Sendo que nesses últimos 15 anos o volume de obras superfaturadas e Medidas Provisórias compradas resultou na maior crise econômica, institucional e moral da nossa história.

O que me fez escrever esse artigo foi ouvir com tristeza e indignação o vídeo acima, onde de maneira inverossível  o senhor Emílio culpa a imprensa por ficar calada, segundo ele, há mais de 30 anos, ante aos atos imorais dos políticos .

A culpa não foi da imprensa a culpa foi de empresários do seu nível amoral que associou-se a políticos da estatura imoral como  José Sarney, Fernando Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousseff .

Ora , senhor Emílio, se existe um grande culpado pela banca rôta da Odebrecht e, por seu neto estar preso em Curitiba, onde o senhor, inclusive, já deveria estar fazendo companhia a ele, é unicamente o senhor que, não alicerçou com os cimento da dignidade, da ética e da moral o alicerce  da sua família. 

Que essa lição  sirva para rever seus valores e os do seu neto e, depois de prestar conta à justiça sedimente o novo alicerce da Odebrecht com o cimento da ética e da dignidade.

Haveremos de reverter a atual crise, com o apoio do povo que foi às ruas dizer basta de corrupção e darmos  total apoio a esses jovens Procuradores do MPF, da PF e da Justiça Federal, estes servidores públicos, não estão fazendo nada de especial, apenas cumprem à sua função institucional. A eles , e ao povo que foi às ruas só nós resta dizer muito obrigado,      há muita gente honesta no meu Brasil.

Eduardo Leite
eduardoleite.blogspot.com






ODEBRECHT, SEM UM ALICERSE MORAL VEIO A DECADÊNCIA. ODEBRECHT, SEM UM ALICERSE MORAL VEIO A DECADÊNCIA. Reviewed by Eduardo Leite on 4/14/2017 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.