MEDICOS DO HEC AMEAÇADOS.


Acabo de receber dois telefonemas de Médicos Pediatras do Hospital Estadual da Criança ,em  Feira de Santana-BA, os quais não conheço. Ambos me relataram estar sendo ameaçados por representantes da Liga Baiana Álvaro Bahia, esta, responsável pela terceirização do referido hospital , desde junho de 2015.

Desde a implantação desse importante hospital inaugurado pela então ministra Dilma Rousseff, em pré-campanha eleitoral à presidência da república que o HEC vem tendo problemas com as empresas que passaram a adminstrá-lo, salvo engano essa atual empresa, é a terceira ou quarta empresa a ser contratada pelo Estado da Bahia .

As que antecederam tiveram como causa atrasos nos repasses e outras denuncias referentes à supostas quebras de contrato . Ou seja, o governo diz que repassa e as empresas dizem ao contrário. Há várias ações trabalhistas e contratuais em andamento na lenta justiça trabalhista e cível .

Acontece que na atual gestão terceirizada um fato novo e deplorável está ocorrendo que é perseguição, ameaças de demissão aos servidores Médicos que, com razão, reclamam de atrasos nos pagamentos e outras questões gerencias. Ou seja , o clima de terror está implantado de maneira irracional, covarde  e perigosa pois, além de inadmissível esses profissionais precisam trabalhar num ambiente de harmonia e respeito.

Isentar o governo do estado nas figuras do governador Rui Costa e do secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, nesta absurda situação é o mesmo que inocentar os mandantes do crime, e penalizar só o autor do delito, no caso a Fundação Álvaro Bahia, essa, por sinal, até então, reconhecida como uma instituição séria e muito importante com serviços prestados há muitos anos na Bahia.

Pode até ter sido em épocas passadas, mas, as instituições dependem de novos gestores, perguntamos então, serão esses novos gestores sérios , competentes e íntegros? Se o são, perguntamos qual a razão desses atrasos e ameaças, e das já comprovadas demissões? Ou esses Médicos são incompetentes, corruptos, mercenários e indignos de estarem prestando serviços às nossas crianças do SUS?

Não sei detalhes mas, sei muito bem que, esses Médicos são jovens Colegas honrados e sofrem do fato de não existir consciência profissional na Classe Médica,,da importância da união entre eles e, pior, pela existência de colegas que contrariam o código de ética e os substituem  e passam a ser vitimas desses gestores serviçais de governos insensíveis e corruptos.

Eduardo Leite

P.S.

Colegas do HEC, contem com a minha solidariedade, assim como todos os honrados Colegas de todo o Brasil vítimas de gestores insensíveis, incompetentes e corruptos. Em homenagem  ao Cirurgião Pediátrico, Dr. Adolfo Luna Neto, Adolfinho, que, com certeza, se vivo estivesse seria uma dessas vítimas. Só que, Dr. Adolfo, não se submeteria esses gestores. Dedico esse texto.


MEDICOS DO HEC AMEAÇADOS. MEDICOS DO HEC AMEAÇADOS. Reviewed by Eduardo Leite on 3/05/2017 11:11:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.