A QUEM INTERESSA DESQUALIFICAR OS NOSSOS MÉDICOS?


 

 
 
Médicos cubanos ao desembarcarem  já  mostram para que vieram. O que representa aquela bandeira da Dilma?
 
 
 
 
Não vivemos uma epidemia, muito menos uma catástrofe que justifique importação de médicos sem comprovada capacitação. Vivemos sim, um caos na saúde pública e, esse caos não é por culpa da classe médica.
Se os médicos têm uma parcela de culpa, esta se dá por aceitar trabalhar em condições indignas para exercer o seu trabalho. Sim, essa é a parcela de culpa dos médicos brasileiros e das suas entidades reguladoras e de classe, como CRM, Sindicato dos Médicos e Sociedades de Especialistas.

Estas entidades são culpadas pelo mesmo motivo por não agirem com rigor junto ao MPF e MPE, estes, também têm a sua parcela, por não impedir ou apurar os descasos cometidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal em relação ao SUS.
Devido à ação dos lobistas os serviços ditos de alta complexidade do SUS são os que ainda remuneram de maneira a terem lucros. Já os serviços de média e baixa complexidade são remunerados de maneira que não resultem em lucro o que inviabiliza as Santas Casas e outras entidades  filantrópicas.
Nos últimos 10 anos mais de 42.000 mil leitos hospitalares foram desativados ao SUS e, mais de 260 hospitais foram fechados. As emergências e ambulatórios andam superlotados por não existir um planejamento efetivo, déficit de saneamento básico e combate à corrupção.
Nunca na história desse país a saúde pública foi tão usada como moeda de troca pelos políticos e nunca se viu tanta corrupção e impunidade em relação aos desmandos com as verbas destinadas ao SUS.
Importar médicos de Cuba em regime de escravidão é compactuar com a transgressão dos mais elementares direitos do cidadão . Esse, um dos vários absurdos desse comprovado demagógico e inoperante programa, Mais Médicos, que o governo Dilma-PT quer impor à sociedade.
Mas, ressalto que, revolta e decepciona é a maneira ultrajante e difamatória que esse próprio governo tenta contra a classe médica . Propaga-se com verbas publicitárias pagas pelo erário de que os médicos brasileiros são mercenários e indignos. De que esses médicos não vão para as cidades mais distantes por serem desumanos.
Os próprios ministros da saúde e da educação afirmam que os médicos brasileiros são desumanos e que os médicos cubanos vão dar lições de humanismo aos colegas brasileiros. Não há um plano de carreira efetivo para os médicos em qualquer esfera de governo que, realmente lhe sejam compensador.
Atualmente a maioria dos médicos é contratada por firmas terceirizadas ou via pessoa Jurídica, PJ, sem direitos trabalhistas, como 13º salário, férias, auxílio doença, licença maternidade e FGTS. Sabemos que todas as profissões são importantes à ordem social e, que a formação de um médico requer muito estudo, sacrifício e custos, mesmo os que cursam universidades gratuitas.
Ter um governo que age desqualificando os seus médicos, de reconhecida competência, para implantar um programa que não vai resolver o caos no SUS, unicamente em busca de votos, caracteriza  um governo autoritário, inconsequente e por que não dizer corrupto?
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
A QUEM INTERESSA DESQUALIFICAR OS NOSSOS MÉDICOS? A QUEM INTERESSA DESQUALIFICAR OS NOSSOS MÉDICOS? Reviewed by Eduardo Leite on 8/25/2013 07:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.