AFINAL, PARA QUE SERVE O TCE ?


O Tribunal de Contas do Estado, TCE, é um órgão cuja finalidade principal é ajudar ao governador do Estado no controle das suas contas e administração. Deve por princípios éticos , ser imparcial e extremamente zeloso com o funcionamento e controle da máquina pública.
.
Um chefe de Estado, ético e comprometido com o bom funcionamento da gestão pública deveria estar atento ao que apura o TCE. Criticar de maneira leviana ou precipitada, uma ação do TCE que apura irregularidade de uma das suas secretarias, contrapõe com a postura de um governante.
.
Estão certos os três conselheiros que votaram nas apurações a respeito das irregularidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia-SESAB. Mesmo sem conhecer os detalhes da referida apuração, posso, como ex-colaborador da SESAB,quando diretor do Hospital Clériston de Andrade, em Feira de Santana, ter convicção de que há irregularidades na SESAB.
.
Durante esse período como diretor dessa importante instituição constatei inúmeras irregularidades e avisei ao meu superior que dentre tantas incoerências administrativas a maneira como os médicos estavam sendo contratados traria sérios problemas no futuro. 
.
Não fui ouvido. Essa minha experiência me levou a escrever dois livros a respeito da corrupção na saúde- HCA-Política e Corrupção na Saúde-Parte I e Política e Corrupção na Saúde-Parte II. www.politicaecorrupcaonasaude.blogspot.com .
.
O Hospital Clériston Andrade é vítima de maus gestores desde a sua fundação. Gestões caóticas e irresponsáveis da era carlista,como o uso da moeda podre da política e outros indícios de licitações suspeitas-nunca apuradas de forma definitiva- continuam no atual governo Jaques Wager-PT. Governo esse, eleito porque o povo não aquentava tantos desmandos dos governos que o antecederam. Infelizmente, estes desmandos continuam.
.
O caos no HCA, persiste, apesar dos investimentos ali alocados. Por culpa exclusiva da SESAB que, sabe-se lá por qual motivo, não disponibiliza funcionários para operarem nas seis salas de cirurgias do novo Centro Cirúrgico e dos oito leitos da Sala de Recuperação Pós-Operatória, CRPO, assim como a construção de mais 40 leitos de UTI e da enfermaria de Neurorologia.Todos esses equipamentos idealizados por mim quando diretor geral. Também, comete má gestão, por não implantar mais 120 leitos que poderiam ser anexados do Hospital Colônia.
.
Quem foi pioneiro em denunciar as improbidades desse antro de corrupção foi o blog do Velame www.blogdovelame.com.br . Infelizmente, vivemos no estado da improbidade e da impunidade. Até quando ?
.
Quem defende esse governo, no tocante às irregularidades da SESAB, se não for desinformado, com certeza é hipócrita e conivente com a deplorável corrupção do passando e do presente.
.
Esta é uma oportunidade ímpar para o TCE mostrar a sua imparcialidade política, e cumprir com o seu importante papel. 
.
A sociedade baiana clama e precisa de um TCE que realmente seja eficiente, da mesma maneira que, esta sociedade repudia governantes que não cumprem o que vociferam nos palanques e da leniência com a corrupção. 
.
De qualquer maneira, já é um alento, sabermos que temos três Conselheiros do TCE, conscientes da sua função. Esperamos que o voto de Minerva esteja vestindo o manto da imparcialidade. E, que, as evidentes irregularidades desta importante Secretaria-SESAB- sejam apuradas e seus irresponsáveis gestores, punidos pelo rigor da lei.
.
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
AFINAL, PARA QUE SERVE O TCE ? AFINAL, PARA QUE SERVE O TCE ? Reviewed by Eduardo Leite on 10/12/2011 11:32:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.