SAÚDE PÚBLICA, MAIS UMA VÍTIMA.

Lamentamos que no nosso país os grandes avanços da medicina e até mesmo o atendimento básico continuem de maneira criminosa deficitários para quem não dispõe de recursos financeiros.

Hoje mesmo, durante a madrugada deste sábado para domingo, apesar de mais de seis horas tentando salvá-la, perdi na sala de cirurgia uma paciente saudável, 55 anos, vítima da incompetência da saúde pública no nosso estado.

Tratava-se de um caso de obstrução intestinal por brida - processo em que uma parte do intestino é estrangulada por outra alça intestinal ou por uma aderência.

Procedente de Ibotirama, a 440 Kms de Feira, onde os médicos a transferiram por falta de condições. Veio numa ambulância inadequada que, para a sua desgraça teve três pneus detonados .

Para piorar, foi transferida sem a devida hidratação que associado a perfuração do intestino levou-a a um severo quadro de insuficiência renal e CIVD- coagulação intravascular disseminada - Distúrbio de coagulação sanguínea, comum nos casos de choque prolongado.

Família pobre, já fora vítima da ineficiência do sistema de saúde pública, por esse motivo, procura um hospital particular para que sua querida mãe de nove filhos venha a ter um atendimento digno e eficiente.

Transferida sem veia de acesso adeguada, sem sondagem vesical, sem sonda de aspiração gástrica, com perfuração intestinal há várias horas, em choque hipovolêmico, mais uma vítima inocente, morre após todos os recursos da mais moderna medicina serem empregados.
.
Vinte e cinco minutos de reanimação cardiorrespiratória e duas horas de cirurgia não foram suficientes para salvar mais uma vítima desse sistema deficitário e corrupto.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com





SAÚDE PÚBLICA, MAIS UMA VÍTIMA. SAÚDE PÚBLICA,  MAIS UMA VÍTIMA. Reviewed by Eduardo Leite on 11/08/2009 06:11:00 PM Rating: 5

2 comentários:

Simplesmente Outono disse...

Amigo, agradeço pelas lindas palavras e principalmente pela dedicação do poema fora a gentileza e o carinho desde sempre.
Fique com minhas folhas secas repletas de extremo carinho, admiração e respeito.

Ayrton disse...

Realmente a corrupção é grande na área de saúde envolvendo políticos, funcionários públicos, médicos e emprsas médicas Geralmente controladas por médicos. Enquanta falta dinheiro para o pobre ter uma assistencia digna, sobra dinheiro nas mãos destes envolvidos. Mas quem tem "olhos" está vendo onde vai parar a maior parte deste bolo. Eu sei meu caro, que você sabe onde vai parar a maior parte deste bolo, pelo menos a parte que é direcionada à nossa região, no entanto, é mais cômodo criticar o governo. Você finge que falou a verdade e seus parcos leitores fingem que você está certo, e ficamos assim...

Tecnologia do Blogger.