DR. AUGUSTO TEIXEIRA

Hoje, na UTI do Hospital EMEC,conversando com colegas a respeito da falta de valorização da especialidade do cirurgião geral, fiquei sabendo do falecimento do Dr. Augusto Marcio Coimbra Teixeira.

Além de lamentar pelo falecimento deste grande Mestre da Cirurgia Baiana,estranhei e lamentei o fato de ficar sabendo de maneira informal do seu falecimento.
.
Imaginava, no mínimo que esse grande profissional que se notabilizou não só por ter sido um excepcional cirurgião por quase cinqüenta anos , como também por ter sido um Professor que contribuiu sobre maneira na formação de inúmeros cirurgiões que estudaram na Bahia, tivesse maior consideração na mídia baiana, esta, como a nacional, pródiga em divulgar a violência urbana da qual somos vítimas assim como os inúmeros casos de escândalos na esfera política e empresarial.

Conheci e tive oportunidade de operar junto ao Dr. Augusto Teixeira, no Hospital Getúlio Vargas, quando era médico residente em 1976. Passei a ser seu amigo e admirador.
.
Quando se falava do Dr. Augusto, reportava-se de imediato à sua destreza cirúrgica, humildade e disposição para operar qualquer paciente independente da sua situação financeira ou social.

Certa feita, quando estava de plantão no Hospital Getúlio Vargas, lá pelas 3 da madrugada , vi o Dr. Augusto na cantina do HGV, tinha vindo do COT , onde fora chamado para dissecar uma veia de um paciente ortopédico.

Passara no HGV que era próximo ao COT, para matar a saudades dos colegas.Depois de um cafezinho e uns 30 minutos de prosa, foi-se.
.
Fiquei a imaginar sobre esse momento; um dos mais renomados cirurgiões da Bahia que na época tinha uma grande clientela particular, sair do conforto da sua casa numa madrugada para dissecar uma veia de um paciente.E, era essa uma das características do Dr. Augusto Teixeira, solidariedade e amor à sua profissão.

Apesar da inversão de valores a que somos submetidos a cada dia,tenho certeza, que no universo da medicina cirúrgica ,nos corredores do Hospital das Clínicas , do Hospital Português e demais hospitais por onde atuou, o seu exemplo de competência, dedicação aos pacientes e principalmente pelo seu caráter e da valorização da ética, jamais serão esquecidos.

Mesmo uma sociedade onde os valores podem ser invertidos, os grandes exemplos sempre serão lembrados.
.
Eduardo Leite
DR. AUGUSTO TEIXEIRA DR. AUGUSTO TEIXEIRA Reviewed by Eduardo Leite on 10/30/2009 10:43:00 PM Rating: 5

2 comentários:

Simplesmente Outono disse...

Precisamos de pessoas como você.
Deixo-te minhas folhas sempre com muito carinho, admiração e respeito.

Simplesmente Outono disse...

Texto novo publicado faz pouco. Volto.
Minhas folhas secas com carinho pra ti.

Tecnologia do Blogger.