SOCIEDADE, CADA VEZ MAIS DOENTE. VAMOS REFLETIR?





CLÁUDIA COLUCI
Da Folha de S.Paulo


``A superlotação chegou aos hospitais de São Paulo das classes A e B. Instituições como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês já registram, em alguns dias da semana, ocupação máxima dos leitos de internação, o que leva pacientes a enfrentarem longa espera no pronto-socorro ou a serem transferidos para outros hospitais. ´´


Hoje, 18 de Outubro, dia do Médico. Já fiz vários artigos referentes a esta data comemorativa. Tinha determinado até ontem, que não faria nenhum outro artigo a respeito.

Ao ler a nota acima, mudei de idéia. Para mim, como médico, não é novidade a matéria postada no site citado. Para se conseguir uma vaga nos ditos melhores hospitais de Feira, Salvador e das outras grandes cidades do Brasil, está cada vez mais, semelhante à dificuldade de vaga nos super lotados e caóticos hospitais públicos.

O que está havendo? Por um lado somos noticiados sobre grandes avanços na área da medicina e por outro lado cada vez mais pessoas morrendo de pneumonia, viroses, o número de jovens que morrem dos mais variados tipos de cânceres, aumentando de maneira assustadora.

Sempre comentamos que o maior equívoco da ciência médica está em separar o corpo (biologia-célula) da mente (alma ou consciência existencial).

Se o individuo apresenta-se com um tumor, toda a tecnologia é voltada para o tumor e não para o indivíduo (conjunto corpo-mente). Esse o grande erro. Vamos refletir?

Se um indivíduo se apresenta sem um tumor ou inflamação, mas com uma angústia, manda-se para o psicólogo (mente). Essa, a grande saída, mas por que isso não ocorre com a freqüência que deveria ter? Vamos refletir?

O tema é longo e complexo. Não é esse o nosso propósito, no momento. Apenas, provocamos à reflexão.

Finalizo, deixando um alerta aos meus jovens colegas e aos que estão se iniciando nessa nobre profissão: sejam mais psicólogos, sejam mais enfermeiros, sejam mais técnicos em enfermagem e ouçam mais seus enfermos.

Eduardo Leite
eduardoleite@gastroajuda.com.br
SOCIEDADE, CADA VEZ MAIS DOENTE. VAMOS REFLETIR? SOCIEDADE, CADA VEZ MAIS DOENTE. VAMOS REFLETIR? Reviewed by Eduardo Leite on 10/18/2008 12:22:00 PM Rating: 5

3 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente ma-ra-vi-lho-so reencontrá-lo.
Permita-me deixar-te um beijo por este reencontro com algumas folhas secas pelo teu chão.

Anônimo disse...

Olá Dr. Eduardo,
Vamos publicar seu texto na edição do dia 26.12
Parabéns pela coragem
Abs
Ricardo Faria
www.vejosaojose.com.br

Anônimo disse...

Olá Dr.Eduardo,
parabes pla sua BRAVURA..

Tecnologia do Blogger.