`` Obra inaugurada por Wagner há 4 meses está sem funcionar no HCA.``


Essa é a manchete de um artigo de autoria de um grande jornalista nascido no Rio Grande do Norte e feirense de coração, Jânio Rego.

Jânio Rego é meu amigo e eu o admiro muito pela sua inteligência, cultura filosófica e veia jornalística, essa sua inteligência, com certeza ativada pela sua inquietude e irreverência.

O Blog da Feira foi gerado e parido pelo próprio Jânio, e tem prestado um excelente serviço jornalístico à nossa comunidade.

Eu, faço parte desse blog e sinto-me honrado por participar como colaborador e conselheiro.

Através dos seus artigos e comentários os seus colegas e leitores acordam e discutem os temas regionais e nacionais seguindo um raciocínio lógico, com observações transparentes e a independência que caracteriza o grande jornalista.

Costumo dizer que Jânio é um louco que tem muito juízo, raciocínio lógico e a criatividade de Picasso e um Gaudi, com a luz de um Platão associado a uma visão junguiana.

Mas, o que me reporta a estas considerações é responder ao meu querido amigo Jânio, em relação a sua nota cuja manchete está acima.

A UPLP- Unidade de Pacientes de Longa Permanência foi inaugurada no dia 19 de dezembro do ano passado, sem pacientes, é verdade.

E, por muitos dias permaneceu sem pacientes. Essa unidade foi construída em dois meses e teve um investimento entre construção e equipamentos no valor de 600.000,00 reais conforme está na matéria do Blog da Feira ( http://www.blogdafeira.com.br/).

Tivemos pressa em construir essa unidade que na realidade foi uma reforma de uma unidade do HCLR ( Hospital Colônia Lopes Rodrigues), para acomodar os pacientes crônicos que padeciam na emergência e nos corredores do HCA.

Para se ter uma idéia, não se trata de uma simples enfermaria, pois se compararmos aos quatro maiores hospitais privados de Feira como o EMEC, HSM, CSA e Unimed, todos têm em torno de 60 leitos.

O motivo do atraso se deu por conta de vários fatores e o principal deles; foram os contratos Redá, do passado vergonhoso do ex-governador Paulo Souto.

O Redá na realidade é uma cria do falecido senador ACM para mascarar as indicações dos seus seguidores e apadrinhados políticos.

O Governo Wagner, cumprindo os seus princípios éticos e da moralidade pública, instituiu o concurso Redá e, esse concurso, em nome da moralidade, dificultou a contratação imediata de funcionários.

Razão pela qual tivemos que manter a UPLP com poucos pacientes, então esclareceu , que a UPLP já funciona há muitos meses, só que com poucos pacientes devido ao déficit de funcionários e também por causa da demora na entrega de outros equipamentos necessários a um bom funcionamento.

Esta semana que se inicia, e preocupados com a epidemia da dengue e com a demanda que aumenta na micareta, a UPLP está sendo disponibilizada para 57 pacientes.

Foram contratados 14 médicos plantonistas que cuidarão desses pacientes em regime de plantão presencial de 24 horas, assim como os novos enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienização, jardineiros e vigilantes.

Todas as unidades terão equipadas com oxigênio, aspiradores e cardioversor.

O empenho da SESAB sob o comando do Dr. Jorge Solla, não tem medido esforços para disponibilizar não só o HCA, mas toda a Rede Própria do Estado.

Entendemos as cobranças do eminente amigo jornalista e da população em geral e, inclusive, a minha, Dr. Solla e toda a Diretoria da SESAB é quem bem sabem.

Dr. Jorge Solla está fazendo um excelente trabalho, e tem se saído muito bem.

A imprensa e a população têm que ter consciência do crime social que foi cometido ao longo desses 16 anos desses governos desastrosos que só aparecem bem via verbas bilionárias com evidências de superfaturamento nas emissoras televisadas do falecido senador, cujo espólio é vergonhosamente disputado por seus herdeiros.

Isto por si só, mostra a vergonhosa origem desse patrimônio amealhado ao longo de mais de 40 anos de vida pública desse grupo político.

Reconstruir em tempo recorde o que destruíram nestes anos de dilapidação do patrimônio dos baianos é extremamente difícil mas, aos poucos estamos conseguindo.

Dos 23 leitos de UTI prometidos já temos há muito tempo, 5 leitos em funcionamento, faltam 18 leitos, as instalações já estão prontas, aguardamos impacientemente os equipamentos, estes, já licitados e em fase de entrega.

Tive como diretor, que aprender e entender as absurdas amarras da máquina pública, são regras, são leis, têm que se cumpridas.

Para se ter uma idéia, entre a confecção de uma compra e a formatação de uma licitação dura-se em média de seis a oito meses, se nessa licitação estiver equipamento importado esse prazo pode demorar até um ano.

Como as nossas metas já foram aprovadas pelo Dr. Solla, estaremos construindo em breve uma enfermaria de neurologia com 30 leitos e uma UTI neurocirúrgica com 10 leitos.

Um novo anexo do HCLR onde será disponibilizado a Unidade Mãe Canguru, a licitação do novo Centro Cirúrgico , orçada em mais de dois milhões de reais já foi aprovada, o que disponibilizará ao HCA 10 salas de cirurgias, oito leitos de recuperação pós anestésica.

Para que se tenha uma idéia no HCA com atualmente mais de 300 leitos e não tem leitos para recuperação pós anestésica.

Dentro em breve disponibilizaremos os 18 leitos de UTI , uma enfermaria neonatal com 12 leitos, uma nova cozinha e refeitório ,uma nova Central de Esterilização assim como o novo necrotério, todos em fase de conclusão.

Não temos medido esforços para reverte a calamidade pública construída ao longo desses imorais governantes que deviam estar na cadeia.

Ao assumirmos o HCA ficamos sem entender como o maior hospital público do interior da Bahia não tinha um serviço de neurocirurgia e que na maternidade de alto risco não contávamos com pediatras na sala de parto, estes fatos, por si só, caracterizam um crime administrativo.

Desde o dia 1 de dezembro do ano passado já contamos com neurocirurgia e mais de 30 cirurgias foram realizadas e, desde a semana passada temos pediatras na sala de parto.

Quando as novas metas estiverem concluídas, ainda este ano, estaremos capacitados para realizarmos transplantes de órgãos.

Começaremos com transplante de córneas e rins. No próximo ano, talvez em junho, estaremos capacitados para realizarmos transplante de fígado.

O HCA estará em breve classificado como um hospital de alta complexidade porte I e voltado ao ensino e ao aprimoramento profissional em todos os segmentos da equipe da saúde.

Não relatamos essas conquistas e metas como mérito, essa é a nossa obrigação, reparar os crimes do passado e exercer a função com ética e eficiência no maior e mais estratégico hospital público do interio e, que não será usado como a vergonhosa moeda política do passado carlista.

A quem interessar, no blog http://www.hcafeira.blogspot.com/ e http://www.eduardoleite.blogspot.com/ pode constatar o que eu venho dizendo há mais de 20 anos e o que foi dilapidado no HCA.

Como se não bastasse o arraso que fizeram no nosso Estado como um todo, convivemos ainda, com um discípulo fervoroso do falecido carlismo.

O prefeito da nossa cidade , José Ronaldo de Carvalho, usa dos mesmos artifícios televisados , radializados nas AMs e maqueia de maneira vergonhosa uma assistência pública médica incompetente e que sobrecarrega o HCA.

A população tem que ser esclarecida de que, é a prefeitura de Feira, a responsável pela assistência médica de Feira e das cidades pactuadas e que, se tivéssemos uma assistência médica básica e de média complexidade eficiente, não teríamos um HCA com uma demanda que dificulta um bom atendimento.

Eduardo Leite
eduardoleite@gastroajuda.com.br
http://www.eduardoleite.blogspot.com/
`` Obra inaugurada por Wagner há 4 meses está sem funcionar no HCA.`` `` Obra inaugurada por Wagner há 4 meses está sem funcionar no HCA.`` Reviewed by Eduardo Leite on 4/05/2008 08:00:00 AM Rating: 5

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Eduardo, sabemos da sua competência e do nosso Secretário Dr. Solla, nos últimos dias o HGPV vem sendo bombardeado através da mídia local por estarmos incomodando com as mudanças pelas quais pessa o nosso hospital em um ano de gestão séria e honesta. Por exemplo: reativamos o Serviço de Cirurgia Ortopédica que não funcionava há 16 anos. Um solidário abraço - Gilmar Vasconcelos - Diretor do HGPV/Jequié

Tecnologia do Blogger.