SAÚDE PÚBLICA, PRIVADA E DIA DOS MÉDICOS. NADA A COMEMORAR.



Por mais que seja investido no sistema de saúde pública, SUS, mantendo o mesmo modelo, o sistema continuará ineficiente.

A evolução da medicina nos últimos 20 anos foi fantástica e continua evoluindo.

Acontece que os grandes equívocos na formação do médico continuam e o mau uso dos recursos tecnológicos explorados pela sede insaciável do regime capitalista, cuja vertente principal inverte a pirâmide social onde o ter supera o ser.

A falta de padronização de condutas faz de cada médico um senhor absoluto da razão.

Só para citar um exemplo, na gastroenterologia, onde a absurda variedade de conduta no tratamento de uma simples gastrite resulta em bilhões de reais em gastos desnecessários com a prescrição de antibióticos e endoscopias com biópsias de questionáveis indicações.

A associação inescrupulosa de grupos médicos com advogados de empresas farmacológicas, de ortéses e próteses para obterem liminares na justiça, para imporem tratamentos duvidosos, é vergonhosa e, em muitos casos, danosa à saúde dos pacientes além de resultar num desfalque aos cofres públicos.

Ao passo em que evoluímos na tecnologia dos meios diagnósticos e nas ditas drogas ´´miraculosas`` crescemos substancialmente em pacientes renais e hepatopatas, por uso indiscriminado de antiinflamatório, antibióticos e transfusões de sangue.

Nos países de primeiro mundo os problemas são os mesmos e os números mais significativos em alguns casos.

Para cada milhão de americanos, 1.000 deles, farão hemodiálise pelo uso indiscriminado de antiinflamatório e outros medicamentos.

No Brasil, para cada milhão de brasileiros, 250 a 280 farão hemodiálise pelo mesmo motivo dos americanos.

No nosso caso a vitória por esse baixo índice em relação aos americanos do norte não é da medicina e sim da baixa renda salarial nossa. Só esse exemplo é bastante significativo para vermos como o uso indevido da medicina agrava a uma nação.

Os hospitais públicos e privados no Brasil andam superlotados e o atendimento cada vez mais caro e precário.

Esta incoerência é fruto de uma assistência médica básica e de média complexidade ineficiente e corrupta em muitos casos, por falta de um planejamento onde a medicina preventiva fica em terceiro plano e a medicina curativa é agraciada pelos lobistas vampiros que representas os empresários da indústria da doença.

Essa realidade, infelizmente, é bem explícita na nossa cidade e nas cidades da nossa região, onde os postos da prefeitura e do PSF (Saúde da Família) funcionam de fachada com números significativos de atendimento, mas que não resultam em boa eficiência.

Um serviço público municipal de baixa resolutividade e má qualidade resulta em emergências superlotadas que acabam dando um atendimento de má qualidade.

Se não houver uma mudança substancial no ensino médico onde a influência da indústria farmacêutica seja expurgada das universidades e, as sociedades de especialistas incentivem à padronização de condutas, a sociedade continuará sendo vítima de uma medicina cada vez mais desgastada.

Associada à mudança no ensino médico tem que haver por parte do Governo Federal uma política de saúde que priorize a medicina preventiva, incentivo às entidades realmente filantrópicas, valorizar a remuneração do atendimento médico básico e de média complexidade.

Maior controle sobre os grupos médicos que exploram as doenças e que são agraciados com mais de 65% das verbas do SUS, verbas essas que fazem a felicidade dos vampiros e sanguessugas do sistema público e privado.

O descrédito da sociedade aos médicos é preocupante e cada vez mais é crescente.

Os culpados por esse descrédito é a própria classe médica e o sistema público de saúde.

A classe médica por ser desunida por trilhar na incerteza da falta de conscientização profissional e o sistema público ao manter uma política de saúde equivocada e controle ineficiente sobre os gastos.

Neste mês em que é comemorado o dia do médico, com certeza, infelizmente, pouco a comemorar.

Eduardo Leite

www.gastroajuda.com.br
eduardoleite@gastroajuda.com.br

SAÚDE PÚBLICA, PRIVADA E DIA DOS MÉDICOS. NADA A COMEMORAR. SAÚDE PÚBLICA, PRIVADA E DIA DOS MÉDICOS. NADA A COMEMORAR. Reviewed by Eduardo Leite on 10/07/2007 07:16:00 AM Rating: 5

Um comentário:

Anônimo disse...

Consultava a web por força de um trabalho escolar, e minha escolha recaiu no teu blog. Não vou entrar em polêmica, pois todos sabemos onde nos dói os calos, ..., só queria dizer que eu, após um encontro e um prosseguir em conhecer a Jesus Cristo, fiz uma escolha, isto é, mudar/reciclar/amar/etc a mim mesma e amar ao meu próximo, fazendo o meu melhor como se para Cristo fizesse, de repente assim poderemos mudar o mundo.

Jesus te abençoe,
um abraço

claudia

Tecnologia do Blogger.