ANTIINFLAMATÓRIOS E ANTIGRIPAIS. SILÊNCIO CRIMINOSO


Estes medicamentos que são prescritos constantemente quando não automedicados, resultam em sérios problemas como complicações renais, hepáticas dentre outras.

Com o pandemia da Dengue, nunca se usou tanto paracetamol (Tylenol, o mais conhecido comercialmente) como nas últimas décadas. Para qualquer dor, usa-se antiinflamatório não hormonal, como o diclofenaco (Voltarem ou Cataflam, os mais conhecidos).

A indústria farmacêutica é pródiga em propaganda sobre a´´ maravilha`` destes medicamentos e da mesma maneira financia estudos duvidosos sobre estes resultados ´´maravilhosos``.

Mas, silenciam, quantos aos graves problemas que estas duas drogas podem causar. Basta acessar a internet que veremos o baixo número de artigos que comprovam estas complicações.

Para cada milhão de americanos nascidos nos EUA, mil deles serão renais dependentes de hemodiálise por uso abusivo de antiinflamatórios não hormonais.

No nosso caso, devido ao baixo poder aquisitivo, para cada milhão de brasileiros nascidos, em média, 260 serão nefropatas dependentes de hemodiálise.

A associação de diclofenaco e paracetamol é mais danosa ainda, pois além das complicações renais podem existir as complicações hepáticas.

E, esse risco é difundido por causa dos antigripais que na sua grande maioria tem na sua composição o paracetamol e como na síndrome gripal é comum o uso de antiinflamatório.

Outro risco ainda é o uso de antigripais que contem paracetamol quando usado em alguns tipos de viroses cuja reação colateral pode levar a graves intoxicações hepáticas que podem levar à morte.

Estima-se que o uso prolongado de diclofenaco seja o responsável pela causa morte de pessoas acima de 60 anos.

As complicações gastrointestinais, como, gastrites, úlceras e sangramento que podem levar a óbitos são em grande número, causados pelo uso destes antiinflamatórios.

As pessoas devem ser educadas e orientadas pela classe médica para estes riscos e conscientizadas que medidas não medicamentosas em muitos casos de dores ou sindrome gripal, podem levar à melhores resultados.

O silêncio por parte da indústria farmacêutica se não criminoso, pelo menos, é comprometedor.

Eduardo Leite

ANTIINFLAMATÓRIOS E ANTIGRIPAIS. SILÊNCIO CRIMINOSO ANTIINFLAMATÓRIOS E ANTIGRIPAIS. SILÊNCIO CRIMINOSO Reviewed by Eduardo Leite on 10/28/2007 02:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.