NA DISPUTA PELO H.D.PA, TODOS SAEM PERDENDO.



A assistência médica pública nunca foi tão usada como moeda política, como nestes últimos 30 anos, infelizmente.

Em 1977, Feira de Santana tinha 120.000 habitantes e aproximadamente 48 médicos,hoje, tem mais de 500.000 habitantes e é referência em medicina para mais de 3.500.000 de pessoas.Tanto a rede hospitalar pelo SUS e particular não acompanharam o crescimento de Feira e região, resultando em hospitais superlotados .

Os investimentos em saneamento básico, medicina preventiva e atendimento básico à saúde, sempre foram insuficiente e de má qualidade.

Para encobrir estas deficiências, hospitais subdimencionados e ambulatórios foram construídos, coincidentemente, muitos, inaugurados em véspera de eleições.

A falta de investimentos substanciais em medicina preventiva, a formação equivocada dos médicos, a influência comercial da indústria farmacêutica junto aos estudantes de medicina e aos médicos formadores de opinião, a falta de padronização de condutas e tratamentos médicos, a priorização de procedimentos de alta complexidade e tratamentos médicos em cirurgia cardíaca, hemodiálise, oncologia, transplantes e próteses especiais, bancos de sangue, todos estes fatores contribuíram substancialmente para que os hospitais públicos e privados tivessem um aumento no atendimento de urgência.

Hospitais com muita procura é prova evidente de um atendimento básico precário que só favorece a indústria da doença e aos grandes grupos empresarias que exploram os serviços de alta complexidade bem remunerados pelo SUS.

Estas distorções têm que ser corrigidas pelo poder público e a rede nacional de Santas Casas de Misericórdias e outras instituições verdadeiramente filantrópicas devem ser priorizadas e ter um controle efetivo pelo Estado.

Aqui, em Feira de Santana, o Hospital Dom Pedro de Alcântara, nos últimos trinta anos, praticamente, serviu de moeda política para o atual grupo político, que além de levar o hospital a uma situação de inadimplência, privilegiou e ainda privilegia, vide convênios, a grupos empresariais da oncologia, cirurgia cárdica e dos procedimentos de meio de diagnóstico de alta complexidade.

Com recursos federais o H.D.P.A. foi modernizado e encontra-se, praticamente, com mais de 50% da sua capacidade ociosa, sem pagar os salários atrasados dos funcionários. Como se não bastasse, o governo municipal dificulta ajuda estadual e federal para a reestruturação do H.D.P.A.

Logo quem é o grande mentor deste lamentável entrave político? O Prefeito José Ronaldo, que, todos sabem foi o grande beneficiado político que como gerente, depois, diretor geral do H.D.P.A. e provedor, iniciou-se com sucesso na carreira política.

Não acredito que o Prefeito José Ronaldo,seja o mentor destas atitudes incoerentes em relação à Secretaria de Saúde do Estado e ao H.D.P.A, por vontade própria.

Com certeza, uma minoria do seu grupo político ,este, provavelmente, defendendo os interesses comercias de determinado grupo empresarial médico que, com certeza, só está interessado em lucrar às custas da Santa Casa, apenas, o que nos deixa revoltados e decepcionados.

Enquanto estes entraves políticos persistem, a assistência médica hospitalar na nossa região continua cada vez mais precária e, o que é pior: vítimas inocentes morrem por falta de leitos hospitalares.

Eduardo Leite
eduardoleite@gastroajuda.com.br
NA DISPUTA PELO H.D.PA, TODOS SAEM PERDENDO. NA DISPUTA PELO H.D.PA, TODOS SAEM PERDENDO. Reviewed by Eduardo Leite on 8/25/2007 05:53:00 AM Rating: 5

2 comentários:

Anônimo disse...

Admiro a coragem que o senhor tem, admiro a sua habilidade no uso das palavras pois ao mesmo tempo que é carregado de cultura detem a simplicidade para o devido entendimento de quem lê. Não me identifico pois não tenho a sua coragem, mas não posso deixar de me expressar diante de tanta verdade. Acredito que para o Hospital D. Pedro de Alcantara a Prefeitura e ao mesmo tempo a SMS encaminha aqueles pacientes cujo tratamento não será dispendioso, cujo custo para eles do HDPA será minimo e o retorno substancial, enfim OS ATENDIMENTOS MAIS BARATOS E MAIS TRABALHOSOS ficam para atendimento no Cleriston e aqueles caros e LIMPINHOS para o HDPA, não podemos esquecer também que no Cleriston a DESPESA É POR CONTA DO ESTADO. O Estado GASTA MUITO e a PMFS bem pouco, esse é o jogo, essa é a estrategia afinal eles sabem como usar a inteligência que possuem apenas para LUCRAR SEMPRE e jamais para o BEM DA PESSOA HUMANA, trepudiam sob a vida alheia. E dai?. Eles são pessoas pobres de espirito morrerão vazios, ocos. O senhor é uma pessoa admiravel pela coragem que tem, há muita gente que intimamente vibram pois queriam poder dizer o que o senhor publicamente registra. Acredito que o senhor deu seguimento ao trabalho de organização do Cleriston , trabalho esse que tinha sido iniciado nos primeiros meses do ano de 2007 mas tenho certeza que o senhor também iniciou muitas e muitas coisas para sanar problemas detectados pelo senhor mesmo. Com o poder de falar, divulgar sem mêdo IMAGINE SE O SENHOR FOSSE INVESTIGAR AS COISAS ERRADAS QUE SEMPRE ACONTECERAM no Cleriston?. Se o senhor pensar em desencavar as apropriações indevidas, os processos superfaturados, os pagamentos burlados, os equipamentos desaparecidos, hum.... o senhor iria querer comprar um jornal somente para publicar as noticias e deixar a nossa população ciente do bando de ladrões que sempre usaram o Cleriston.

Anônimo disse...

Eduardo Leite

Que tal se fosse criado um JORNAL para publicações referentes ao HGCA? seria uma ótima idéia, quem sabe se o senhor mesmo não providencia adquirir um jornal ou algum espaço de três páginas dedicados apenas as noticias do Cleriston? Seria muito interessante e aquele hospital é de suma importância para as classes que realmente o merecem, O POVO POBRE, sem recurso nem mesmo para se alimentar. EU particularmente abro a internet e a primeira pagina a ser visitada é esta, depois vejo o resto. Adoro o que o senhor escreve afinal de contas nesse mundo de mentiras a VERDADE estava esquecida. Em lugar da mentira nos surpreender o que choca é a verdade, por que será?

Tecnologia do Blogger.