TRANSFERÊNCIAS INDEVIDAS.


Não só na assistência médica pública como, também, na assistência médica privada, transferências de pacientes, na sua maioria, são feitas de maneira inadequada.


Submeter um paciente a uma transferência sem condições adequadas é uma temeridade e deve ser evitada a todo custo.


A condição básica para o transporte de um paciente de uma unidade hospitalar para outra deve ser analisada por critérios médicos bem definidos, inclusive, definir o custo benefício desta transferência.


Como admitir uma transferência de um paciente considerado grave para outra cidade sem ao menos saber se a unidade hospitalar a que será encaminhado o paciente está com disponibilidade de vaga e equipe médica necessária para o atendimento?


Recentemente, uma paciente com 89 anos foi transferida para o HCA com provável indicação de UTI, numa ambulância sem assistência médica, com uma ficha de transferência, pobre em dados clínicos e evolução médica e sem saber se havia vaga na UTI.


Valeria o risco de submeter uma senhora com 89 anos a uma viagem perigosa às 3 da manhã numa ambulância sem nenhuma condição de reverter uma complicação do quadro clínico?


Porque submeter uma paciente há mais de duas horas de espera numa ambulância se o médico do HCA já havia estipulado que não havia vaga e que só duas alternativas existiam: voltar à unidade hospitalar que havia transferido indevidamente à paciente ou continuar a viagem à Salvador?


Porque tanta insensibilidade, mesmo sabendo que o hospital passa por indispensáveis reformas, encaminhar uma paciente considerada grave sem ao menos comunicar? Porque não considerar os avisos emitidos pela diretoria a respeito de transferências e das reformas na emergência?


É o Hospital Clériston Andrade obrigado a assumir erros de outro hospital? A quem interessa denegrir uma instituição tão importante como o HCA?


Eduardo Leite
TRANSFERÊNCIAS INDEVIDAS. TRANSFERÊNCIAS INDEVIDAS. Reviewed by Eduardo Leite on 8/19/2007 04:29:00 PM Rating: 5

4 comentários:

Anônimo disse...

Só existe, por parte dos opositores e da imprensa sensacionalista, o interesse em polemizar,condenar e fazer estardalhaço. Se usassem um pouco de bom senso,correriam o risco de lhe dar razão. O que eles querem é notícia p/ encher seus programas, até porque não podem falar muitas verdades.

Anônimo disse...

Caro Eduardo,
Sua linguagem é tão clara, sua expressão tão verddeira, seus argumentos tão lógicos... mas eles não têm o refinamento emocional necessário p/acompanhar seu raciocínio. Lamentável!
Tenha fé e paciência - Santa Mônica orou 30 anos pela conversão de Santo Agostinho, que só lhe dava desgosto.

Anônimo disse...

Denegrindo a imagem do HCA estão atingindo o governo estadual, que é o objetivo real de quem não tá preocupado com o povo, com vidas e sim, c/ sua carreira política e econômica.
Quem de sã consciência não vê que o HCA tá em estado terminal e sua reforma ( que gera transtornos provisórios) é irreversível e urgente ?

Anônimo disse...

Prezado Eduardo,
Ningúem jamais teve coragem de expressar com tanta clareza o que realmente interessava e interessa aos politicos do grupo do atual Prefeito deste municipio, muitas vezes alguns reporteres omitiam as noticias afinal todos nós sabemos que o Cleriston sempre foi um caos e ninguém falava nada pois os reporteres não divulgavam. Sabemos que há alguns jornalistas/reporteres DIGNOS, mas há uma fatia deles que queriam ficar bem na fita dos politicos e omitiam tudo. Depois dizem que eles tem compromisso com o povo e com a verdade. Menas verdade para alguns. Os politicos estão desesperados por terem perdido a mamata e a mina de ouro de votos que é o hospital Cleriston Andrade, principalmente tão próximo às eleições. Não permita que usem a saúde de um ser humano para angariar votos como se lhes estivesse fazendo um favor, SÁUDE É DIREITO DE TODO CIDADÃO, 'ELES" sempre fizeram isso, O governo Estadual, Federal e o Secretario de Saúde do Estado da Bahia, Dr. SOLLA (pois estamos falando de Feira de Santana) como também as Diretorias escolhidas são PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A VIDA HUMANA, COM A DIGNIDADE dos pacientes e não COM LUCROS FINANCEIROS COM A DOENÇA dos pacientes que buscam o Cleriston Andrade. Mas cuidado.... ELES AINDA POSSUEM PESSOAS que eles colocaram lá dentro do Cleriston para que DEFENDAM FERVOROSAMENTE aos interesses deles, muitos largam os seus setores para irem COLOCAR TAPETE VERMELHO para pessoas enviadas por eles. OLHO VIVO Eduardo.

Tecnologia do Blogger.