AOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE, AOS FEIRENSES, E AOS MAIS DE QUATRO MILHÕES DE BAIANOS QUE TÊM O HGCA COMO REFERÊNCIA.




Meu nome é Eduardo de Freitas Leite, nasci no dia 6 de fevereiro de 1949 em Salvador numa casa localizada na ladeira dos Aflitos, n° 49, tenho três encantadores netos, Alicia, Úrsula, Mel e seis filhos frutos de dois casamentos, meus pais, já falecidos, Vicente Quezado Leite e Olga de Freitas Leite, me ensinaram a amar Feira de Santana e à Bahia.

Tenho também muitos amigos e quatro adorados irmãos, Luciano, Ester, Marcus e Mona que me deram muitos sobrinhos, sobrinhas , cunhadas e ex-cunhadas.

Assumi com muito orgulho a missão de dirigir esta importantíssima instituição de emergência, no dia 29 de junho de 2007 as 9 e 30 da manhã

Não foi a primeira vez que eu estivera na sala de um secretário de saúde. Há alguns anos atrás fui convidado para ser diretor do HGCA.

Enquanto aguardava a minha vez de falar com o secretário vi entrar o seu auxiliar direto, um conhecido médico que, segundo dizem, tornará-se sócio de uma falsa cooperativa médica. A entrada deste cidadão me fez refletir e tomei a sábia decisão de recusar o honrado convite para ser o diretor do HRCA.

Voltei à Feira ciente de que, se o General é sério, mas o Tenente não é confiável a vitória corre o risco de não ser alcançada.

Depois da minha posse comecei a trabalhar com o Dr. Roberval, competente estrategista da SESAB, com especialização em administração hospitalar e implantação de grupos de trabalho.

Foi uma tarde e noite extremamente agradável. No dia seguinte fui conhecer na totalidade o nosso hospital, chequei cedo e fui da emergência ao necrotério, passei o dia todo analisando, sentindo e visualizando soluções.

A situação é caótica, o hospital está na sua quase totalidade em estado terminal. Enfermarias lotadas sem manutenção há vários anos, equipamentos de ponta na UTI há mais de dois anos sem manutenção, dentre outros absurdos que ultrapassam a imoralidade oriunda de administrações caóticas do passado.

O laboratório de análise, refém de contratos suspeitos, encontra-se inadimplente, o que leva a absurda situação: UTIs, ultramodernas recém inauguradas, às pressas, em vésperas de eleições , que quando chove, tem mais goteira do que promessa de político em campanha, não conta com exames básicos como sódio e potássio


Não tenho dúvidas que sairemos vitoriosos. Sou cria do mais importante hospital de emergência da Bahia, Hospital Getúlio Vargas-HGV, fui aluno, discípulo e colega do Mestre Roberto Simon Filho, um dos homens mais nobres e importantes que conheci depois do meu pai.

Ali, no HGV, aprendi de tudo, principalmente que: os profissionais que trabalham em emergência, como vigilante, maqueiro, porteiro, faxineiro, técnico de enfermagem enfermeiro e demais colaboradores, são pessoas diferenciadas, têm mais alma, têm mais amor ao seu semelhante.

Por isso sei que vai ser fácil vencer esta ´´impossível`` batalha, conto desde já, com heróis disfarçados de vigilantes e faxineiros que trabalham em firmas terceirizadas que recebem da SESAB em dia e pagam com atraso e não dão vale refeição a estes abnegados e honrados homens de bem.

Contarei com soldados disfarçados de técnicos de enfermagem e enfermeiros que recebem um salário bem abaixo das suas necessidades básicas,mas, que trabalham com determinação e orgulho.

Contarei com funcionários públicos honestos, abnegados, sorridentes, prestativos, não só no HGCA como na SESAB, em Salvador, lá, no dia da minha posse oficial, a qual foi com raiva porque não poderia sair do campo de batalha, conheci meninas lindas, sorridentes e prestativas que se colocaram à nossa disposição para o possível e o impossível,como: Solange, Yara Lima, Ana Cristina e Shirley.

Ainda tive a felicidade de reencontrar duas maravilhosas técnicas de enfermagem , Marly e Ildelia, companheiras de luta do plantão de sábado do HGV , foi Deus que se fez representar por elas. Não tenho dúvidas.

Fui a Salvador sem condições de dirigir, o cansaço físico é traiçoeiro e não poderia perder tempo, convoquei o Coordenador do laboratório, só assim poderia saber mais sobre o porquê de não estarmos em condições de fazer exames básicos. Fomos no seu carro e voltei aceso e cheio de energia e planos estratégicos.

Aqui, estou finalizando ,são pouco mais de cinco horas da manhã e já está na hora de voltar ao campo de batalha.
Lá, penso melhor para elaborar planos de convencimento para alguns poucos doutores desmotivados que faltam a plantões.

Elaboraremos um plano de reciclagem e motivação, os que não se enquadrarem serão dispensados da tropa e, com certeza juntar-se-ão aos que receberam salários há vários anos e não trabalham, aos que roubaram e não foram presos e também aos invejosos e incompetentes que vêm nos homens de sucesso à imagem do seu inverso.

Acredito em Deus, no Espírito Santo, em Nossa Senhora das Graças, em Iemanjá, nos homens e mulheres de bem que querem um país com mais justiça social e uma medicina onde o médico veja o seu semelhante como um todo e, não apenas uma fonte geradora de recursos para o engrandecimento capitalista próprio.

Acredito também que a educação é a base do desenvolvimento e da reestruturação de qualquer sociedade e, que o Governador Wagner, investirá substancialmente neste importantíssimo segmento.

Tenho em mente alguns pensamentos que me norteiam:


´´Prefiro ouvir os que me criticam do que os que me bajulam, estes, podem me corromper``. Santo Agostinho.

´´Não perguntem o que a sua pátria pode fazer por você, mas veja o que você pode fazer por sua pátria`` JFK

´´Viver não é preciso, navegar é preciso``. Fernando Pessoa.

´´ A maldade será vencida pela inocência .`` Salvador Celso.

´´ Os navios chegam aos portos norteados pelas estrelas``. Neiva Santos.

``Há que endurecer sempre que preciso sem jamais, perder la ternura``. Che Guevarra.

´´Via Veritas et Vitta , a verdade é o caminho``. Vicente Quezado Leite e Olga de Freitas Leite

Eduardo Leite
AOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE, AOS FEIRENSES, E AOS MAIS DE QUATRO MILHÕES DE BAIANOS QUE TÊM O HGCA COMO REFERÊNCIA. AOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE, AOS FEIRENSES, E AOS MAIS DE QUATRO MILHÕES DE BAIANOS QUE TÊM O HGCA COMO REFERÊNCIA. Reviewed by Eduardo Leite on 7/07/2007 10:03:00 AM Rating: 5

7 comentários:

João Emílio disse...

Sr. General,
Na condição de co-responsável pela árdua missão de admistrar o HGCA, agradeço a confiança em mim depositada, bem como me ponho à disposição para a execução das ordens do COMANDO, objetivando atender às necessidades da sofrida comunidade feirense e adjacências.
"Cel." João Emílio.

Danilo disse...

Sucesso nessa caminhada Dr. Eduardo!

Leedyan Casaes /Estudante de Serviço Social da Faculdade Nobre / leedyestrela@hotmail.com disse...

Meus parabéns pela sua coragem em estar na direção de um hospital tão sucateado como o HGCA.
Precisamos de pessoas que tenham amor a esse hospital para assim poder transforma-lo.
Boa sorte em sua caminhada.

"Os desafios podem ser degraus ou obstáculos.
É só uma questão de como os enfrentes."

Autor Anônimo

Anônimo disse...

Para o senhor com certeza não seria "bajulação" mas seria para as outras pessoas que lessem o que vou escrever, falo isso por que o seu BLOG passou a ser de leitura obrigatoria face aos assuntos nele colocados.
PARABENS, que DEUS continue iluminando o senhor, fico imensamente feliz em saber que muito mais cedo do que eu imaginava as pessoas que realmente necessitam daquele hospital terão um atendimento DIGNO, com honestidade, com o direito de serem assistidos e não de contribuirem com o enrequecimento ilicito e proveito próprio de alguns. RESGATAR a dignidade do ser humano, o senhor seguirá um dos mandamentos da Lei de Deus, será um ato de amor ao proximo. Que Deus o abençoe e coloque no seu caminho pessoas com o mesmo pensamento e se não estiverem pensando igual que o senhor consiga fazer com que essas pessoas aceitem passar pela mesma reforma que o HGCA necessita, o HGCA será reformado em sua forma fisica, estrutural, algumas pessoas que lá trabalham necessitam de reforma na ALMA, que elas recuperem o AMOR AO PROXIMO e parem de competir entre si, de fazerem maldades com o colega para aparecer mais que os outros. NUNCA É TARDE para quem quer se arrepender, Deus através do senhor estará dando essa chance para quem tiver a sensibilidade de capta-la. Com respeito e admiração
Uma pessoa que trabalha no HGCA com vontade de colaborar mesmo que pouco pois juntando-me aos demais que também fizerem um pouco, FAREMOS MUITO MUITO.

w cris disse...

Parabéns dr. Eduardo! A partir de hoje seu blog estará dentre os meus favoritos. Acredito que os problemas do hospital são imensos, como é imensa a sua vontade de solucioná-los. Que Deus lhe ilumine e ponha em seu caminho os anjos necessários para esta missão.

Anônimo disse...

Eduardo de Freitas Leite um homem de coragem, pronto a emitir o grito de socorro que em muitas pessoas poderia ter sido chance de uma morte mais digna ou quem sabe até de vida.

Jacques Delisle disse...

Dr. Eduardo,
Parabéns pelo editorial. As idéias são claras e somente quem não quer ver a realidade fica cego para sempre.
Estamos com você dispostos a ajudar. É só solicitar. Veremos de que forma podemos ser útiles a causa do HGCA.
Jacques
Telemedicina da bahia

Tecnologia do Blogger.