O leite materno é de vital importância para uma vida saudável de todos os mamíferos.
Fonte energética e principal responsável pelo aprimoramento do nosso sistema imunológico, considerado como a nossa principal ´´vacina`` natural, contra inúmeros organismos geradores de doenças.
Mas, depois do aleitamento materno é o leite um grande vilão para o nosso estômago e células do sistema nervoso. Estudos atribuem ao leite, o enrijecimento precoce das células cerebrais, podendo inclusive, serem responsáveis por casos de perda da memória e Alzheimer.
O leite foi receitado no passado como grande aliado no tratamento das úlceras gástricas e nas gastrites.
Hoje, a gastroenterologia moderna, preconiza a restrição ao leite, por ser este alimento, responsável pelo aumento da acidez gástrica que poderá resultar em gastrite e na úlcera gástrica ou duodenal, além da intolerância á lactose.
Outras doenças podem estar relacionadas ao uso do leite e seus derivados como, por exemplo: obesidade, algumas neoplasias, diabetes, hipertensão e aterosclerose.
A proteína do leite, a caseína, está entre os maiores alérgenos conhecidos. A digestão da lactose é feita por uma enzima intestinal; a lactase. Alguns indivíduos nascem com deficiência na produção desta enzima na mucosa intestinal ou até não dispõe do sistema que a produz e, com o passar dos anos a produção é reduzida.
Indivíduos com intolerância á lactose têm dificuldade para digerir o leite e, caso façam uso, terão cólicas, gases, diarréia, distensão abdominal, mal estar e outros. No Brasil,estima-se que haja 58 milhões de pessoas sejam intolerantes à lactose
Muitos destes casos são erroneamente diagnosticados e tratados como gastrite o que resulta em mais problemas e gastos desnecessários. Devido a sua alta concentração de cálcio o leite é recomendado por ortopedistas , ginecologistas e nutricionista na prevenção da osteoporose. Mas temos excelentes fontes de cálcio no reino vegetal, como por exemplo: couve, brócolis e outros. Finalizando: façam como os outros mamíferos: só tomem leite no período da amamentação...
LEITE. AMIGO OU INIMIGO ?
Reviewed by Eduardo Leite
on
2/20/2007 10:45:00 PM
Rating:
Um comentário:
Surpreendente o texto. Vai de encontro à tradição que afirma o leite como um alimeno insuspeito. Obrigado pelo esclarecimento...
Postar um comentário