O MINISTRO DA SAÚDE ERROU

O MINISTRO DA SAÚDE ERROU.

Na mesma semana que o Ministro Humberto Costa faz um grande beneficio à comunidade,colocando em discussão normas e padronização de condutas em UTIs,este mesmo Ministro após criticas negativas ,emitidas por pessoas e políticos desavisados,volta atrás e retira o que havia proposto.

Normas de admissão e condutas médicas para pacientes em UTIs devem ser definidas em caráter de urgência,pois, a falta destas importantes,medidas está levando a já falida assistência medica a um caos crônico de difícil solução.

O custo de um paciente em qualquer UTI é muito alto e o que deve ser levado em discussão é o custo beneficio destes tratamentos.Num só exemplo muitos casos poupariam elevados custos,como por exemplo,pacientes com câncer terminal,são pacientes de UTI?

Assim como neste caso há os casos de pacientes com doenças crônicas degenerativas que seriam mais beneficiados em hospitais especializados ou mesmo na própria residência cercados por seus familiares dedicados.

Assim como as às internações desnecessárias sem UTIs estão levando à falência a assistência médica em todo mundo, a prática medica na grande maioria necessita urgentemente ser revista.

Nos últimos 50 anos os médicos examinam cada vez menos os seus pacientes e solicitam exames cada vez mais .

Há um abuso significativo em internamentos e indicações de tratamentos e exames sofisticados de indicação bastante duvidosa ,estima-se que 50% dos pacientes internados em hospitais americanos são indevidos assim como a prescrição incorreta de antibiótico é acima de 70%.

Se um paciente é internado com pneumonia e passa a vomitar o seu medico pneumologista chama um gastroenterologista e se este mesmo paciente queixa-se de dores numa perna chamam desde um ortopedista a um angiologista e neurologista e assim vai a cada queixa um especialista...

Toda a estrutura médica está equivocada e o começo deste equivoco esta no ensino médico e daí para as entidades médicas em especial nas fechadas e corporativistas sociedades médicas de especialistas,pois,estas entidades não se preocupam em estabelecer normas e padronização de condutas.

A falta destas normas resulta em absurdos gastos que poderiam ser revertidos para um tratamento mais humanizado , eficaz e com melhor remuneração para estes profissionais que cada vez mais são tão importantes à nossa sociedade.


Eduardo Leite 15-04-2005
eduardoleite@gastroajuda
O MINISTRO DA SAÚDE ERROU O MINISTRO DA SAÚDE ERROU Reviewed by Eduardo Leite on 9/07/2005 11:22:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.