SAÚDE PÚBLICA DIGNA? SÓ COM GESTÃO HONESTA E COMPETENTE.


                                                Hospital Clériston Andrade 2007
                                              Hospital Clériston Andrade há 8 ou 10 anos


Se fosse por causa do dinheiro investido a saúde pública nos 11anos e 44 dias dos governos PT seria exemplo para o mundo, pois, nesse período nunca se investiu tanto e nunca se construiu tantos hospitais, postos de saúde e policlínicas como nos governos Jaques Wagner e Rui Costa.

Quando Jaques Wagner assumiu o seu primeiro mandato encontrou a rede pública num caos absurdo fruto da incompetência do reinado carlista e os dois anos de Waldyr Pires somados aos 2 anos do Nilo Coelho.

Nos dois mandatos de Jaques Wagner, tento à frente o Secretário da Saúde, Jorge Solla, inúmeros hospitais foram reformados, ampliados, construídos e por serem concluídos.

Da mesma forma, na gestão Rui Costa, sendo o Secretário da Saúde , Fábio Villas Boas, muitos hospitais e policlínicas foram construídos, outros ampliados e reformados assim como policlínicas. Independentemente dessas cifras bilionárias a saúde pública na Bahia, antes de péssima qualidade continua de igual a pior.

Escândalos e denúncias sobre corrupção na SESAB-Secretaria da Saúde da Bahia, nunca deixaram de ser  novidade tanto na era carlista e continuam na era petista, envolvendo cooperativas, OSs e licitações.

Antes de ser eleito ao seu primeiro mandato  o comitê petista já estava envolvido no assassinato do servidor público, Neilton,da Prefeitura de Salvador, à época, dizem, ter descoberto um desvio de mais 17 milhões de reais  nas contas do SUS da Prefeitura para abastecer à campanha do então candidato Jaques Wagner. Os assassinos foram presos mas, os mandantes circulam por aí como os do Celso Daniel, PT-SP.

A pergunta que se faz é por qual ou por quais motivos tanto dinheiro foi investido e nada mudou, aliás, para muitos, piorou? Vamos citar alguns exemplos de má gestão e/ou planejamento que me lembro muito bem.

1- Quando me foi passado pelo então Secretário Jorge Solla em 2007 sobre o projeto do Hospital da Criança, HEC, foi sugerido a ele que transferisse a Unidade da Gestante de Alto Risco do superlotado Hospital Clériston Andrade para o Hospital da Criança que passaria a ser chamando de UMI- Unidade Materno Infantil. Se  tivesse feito isso à época desafogaria o Clériston.

2- A tão esperada reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Clériston veio a ser realizada e inaugurada com muita festa pela então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em plena campanha pré-eleitoral para o seu mandato à Presidência da república.

Me refiro a esse caso para citar o absurdo do faz de conta com o uso da moeda podre de troca da saúde, pois desde a festiva inauguração do Centro Cirúrgico do Hospital Clériston Andrade, até hoje, o CRPO - Centro de Recuperação Pós Operatória, nunca funcionou, e, o Hospital da Criança, HEC, inaugurado às pressas, sem tomógrafo e outros equipamentos , fora projetado para realizar até transplantes, hoje, após crises e mais crises com as OSs , dizem, nem hérnia estão operando.

3-¨Os 60 leitos da UPLP-Unidade de Pacientes de Longa Permanência, do Clériston, no segundo governo Jaques Wagner, foi fechado para reforma e implantação de um serviço de oxigênio, pós reforma, inacreditavelmente, continua fechado e sendo depredado por vândalos a cada dia. Há inúmeros outros exemplos dos mais variados em todo o Estado.

No mesmo rumo da inconsequência e irresponsabilidade com o dinheiro público da saúde segue em louca disparada o seu sucessor, Rui Costa e o amigo Villas Boas que já entrou no Hospital do Subúrbio, em Salvador, dizendo para que veio, obrigando o até então super premiado Hospital ,a primeira experiência, bem sucedida, PPP-Parceria Público Privada, a diminuir ´´os custos´´, obrigando à Diretoria a diminuir o numero de cirurgiões e muitos especialistas passaram a atuar no regime, inaceitável, para o porte do Hospital,de sobre aviso no período noturno.

Mas, é na construção de novos Hospitais e Policlínicas que o intrépido secretário amigo-do-governador, vem se notabilizando. Confesso, já não sei quantos hospitais foram e estão para ser inaugurados, assim como policlínicas, mas vamos a alguns exemplos.

1- Inaugurou sem planejamento e às pressas , dizem, o maior e melhor hospital público da Bahia, Hospital da Costa do Cacau, dizem ser uma maravilha, com infra estrutura super moderna para Cirurgia Cardíaca e Transplantes- tinha que ser melhor do que o premiado Hospital do Subúrbio- só poderia ser...

Pergunta-se, foi feito um estudo técnico para saber às prioridades da região, por exemplo, Itabuna, distante a 15 minutos de Ilhéus,  já conta com um eficiente Serviço de Cirurgia Cardíaca  com leitos de UTI na Santa Casa . Não seria melhor em vez de fechar o hospital já existente em  Ilhéus, ampliá-lo, melhorá-lo, da mesma  forma ampliar o convênio do SUS com a Santa Casa de Itabuna? 

Em vez disso, o secretário amigo-do-governador inaugura um mega-hospital que mal começou já está com problemas e, pior, a partir do próximo mês rescinde o contrato com o Serviço de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa de Itabuna. Com certeza, debaixo dessas coronárias há muita sujeira... 

2- Outro absurdo, esse, para mim, já disse num outro artigo, é caso de MPF,MPE e da Polícia . Refiro-me à reforma e ampliação, nem tão ´´milionária`` assim, só 10 milhões de reais, do então, até agora, maior hospital público estadual do interior, Hospital Clériston Andrade. Repito, nem tão milionária reforma pois ficou bem águem, pois, só com os cantores de blocos e afoxés foram gastos pelo festeiro governador apenas 25 milhões de reais.

Esse hospital já deveria ser ampliado e reformado, de fato, desde o primeiro mandato do governo Jaques Wagner e, agora, reforma-lo em pleno verão, e pouco antes do carnaval quando as arboviroses e viroses pós carnaval e micareta infestam as já super lotadas policlínicas - resultado o caos na saúde pública para Feira de Santana e mais de 126 cidades referenciadas ao Hospital cuja reforma obriga à limitação dos casos não relacionados ao trauma mas, que, necessitam de atendimento de média e alta complexidade, resultando  do caos para o caos inadmissível e inaceitável, como sempre às custas da moeda podre de troca da saúde pública em véspera de eleição.

Ao povo? Festa com um carnaval ao custo de  95 milhões de reais, só pelo governo Estadual, fora os outros milhões do prefeito-festeiro e ligado a grupos de empresários que lucram com folias e camarotes . É muito dinheiro jogado fora via gestores irresponsáveis e incompetentes. Basta !

Eduardo Leite





SAÚDE PÚBLICA DIGNA? SÓ COM GESTÃO HONESTA E COMPETENTE. SAÚDE PÚBLICA DIGNA? SÓ COM GESTÃO HONESTA E COMPETENTE. Reviewed by Eduardo Leite on 2/13/2018 07:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.