MEDICINA EM CUBA, VERDADES E MENTIRAS.



Há muita propaganda enaltecendo a medicina cubana como uma grande maravilha a ser seguida. De fato há um programa de incentivo na formação de Médico cujo objetivo principal é vender esses serviços. Essa é a verdade pois, não há nada de excepcional na medicina cubana como faz parecer ser verdade nessa reportagem da Globo atrás de audiência ao modus operantis  das matérias sensacionalistas.

 A  segunda fonte de renda de Cuba é através do trabalho escravo médico , vide o acordo com o Brasil onde 4.3 bilhões de dólares já foram para Cuba pelo PMM- Programa Mais Médicos, e a venda de vacinas de ação duvidosa. Há várias casos  comprovados no Brasil ,de falha na vacina contra meningite e tuberculose que o Brasil comprou de Cuba . Há também o turismo médico  bancado por propaganda enganosa como a cura do câncer com cartilagem de tubarão e a cura do vitiligo , ambas não comprovadas.

Os dados ditos superiores citados na matéria acima são fornecidos pelo próprio governo e já comprovadamente reconhecidos como falsos. A falta de saneamento básico e a miséria em Cuba é responsável pela alta taxa de mortalidade infantil, negada, evidentemente, pela  ditadura cubana.


Como formar uma geração de bons médicos com apenas 14 professores? Quanto ao modelo preventivo eles tiveram avanço no atendimento ambulatorial , copiando o modelo chinês do médico pés descalços , um profissional treinado para atendimento básico .

Fidel Castro, por exemplo, operado de urgência em Cuba, sobreviveu a uma grave enfermidade às custas de uma equipe renomada de cirurgiões espanhóis vinda de Madri especialmente para reoperá-lo  e acompanhá-lo até o seu restabelecimento.

Eduardo Leite


MEDICINA EM CUBA, VERDADES E MENTIRAS. MEDICINA EM CUBA, VERDADES E MENTIRAS. Reviewed by Eduardo Leite on 1/11/2017 06:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.