MPF /BA  RESTABELECE A ESPERANÇA NO HOSPITAL CLÉRISTON     ANDRADE


  

Esse pobre infeliz com fratura exposta de Tíbia aguarda transferência para Salvador porque não tem material ortopédico no Hospital Clériston Andrade.Essa foto é do dia 22/05/2013. Isso é caso de Intervenção.

Quando deixei a Direção do Hospital Clériston Andrade, o mais importante hospital público do interior da Bahia, escrevi o livro  POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE-PARTE I que, tinha como finalidade principal relatar o descaso na saúde pública do meu Estado durante o nefasto período Carlista.
.
Também, nesse livro versava sobre o projeto de melhorias que deveria ser executado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB. 
.
Passado um ano e pouco,nada foi feito desse projeto e, o caos voltou a ser a desgraça para os mais de 4 milhões de baianos dessa extensa região que têm o HCA como referência para a média e alta complexidade na assistência ao seu maior patrimônio, a  saúde.
.
Como via o descaso da SESAB aumentar a cada dia escrevi o segundo livro, POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE –PARTE II, onde denunciava esse verdadeiro crime contra a sociedade dessa populosa região.
.
Não conformado com tamanha irresponsabilidade e descaso do governo Jaques Wagner-PT, entrei no Ministério Público Estadual e Federal com uma Ação Cível, onde denunciava esses absurdos, apresentava soluções e solicitava providências. 

A justiça e demais Serviços Estaduais e Federais que representam os direitos do cidadão,são raquíticos em relação ao número de Promotores, Auditores,Defensores Públicos e Procuradores, por isso, demoram de tomar atitudes em tempo hábil.
.
Mas, agora, decorridos quase três anos, o Ministério Público Federal, na pessoa do Procurador Dr.Leandro Bastos Nunes, com determinação e coragem, recomenda ao Secretário da Saúde Dr. Jorge Solla que, melhorias no Hospital Clériston Andrade, sejam efetivadas num prazo máximo de seis meses. 
.
A esperança por uma Saúde Pública  digna e eficiente para todos os baianos agradece e se fortalece.
.

Abaixo a referida Recomendação do Exmo. Procurador.Dr. Leandro Bastos Nunes. 

.

Eduardo Leite


O quadro reduzido de profissionais, a carência de leitos e de equipamentos afetam a prestação de um serviço público de saúde com qualidade e eficiência, prejudicando os pacientes do hospital. 
.
Autor da recomendação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, requer o retorno do funcionamento do anexo que foi desativado para reforma sem que nenhuma providência tenha sido adotada até o momento; a ativação do Centro de Recuperação Pós-Operatório, no Centro Cirúrgico - que desde a sua inauguração em 2010 nunca funcionou por falta de funcionários - assim como das demais salas de cirurgia que estão sem funcionamento também por falta de funcionários.
.
No documento, o MPF também determina a construção da enfermaria de neurocirurgia, cujo projeto foi realizado pela própria Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) há mais de cinco anos; a utilização do espaço da enfermaria mãe canguru, desativada em 2012 para construção de mais enfermarias ou leitos de UTI; a ampliação do número de leitos em UTI e do quadro de funcionários, principalmente de técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e agentes administrativos. 
.
Por fim, o órgão requer, ainda, reforma das instalações, aquisição de equipamentos e melhoria no atendimento e qualidade dos serviços médicos prestados, respeitando a dignidade dos pacientes e profissionais do hospital.
.
O estado crítico do Hospital Clériston Andrade é objeto de dois inquéritos civis públicos instaurados no MPF. O quadro reduzido de profissionais, a carência de leitos e de equipamentos afetam a prestação de um serviço público de saúde com qualidade e eficiência, prejudicando os pacientes que procuram o hospital.
.
A Secretaria de Saúde tem 20 dias para informar quais as providências serão implementadas. Em caso de não acolhimento parcial ou total da recomendação, a Sesab deverá informar as razões pertinentes, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis pelo MPF.


Reviewed by Eduardo Leite on 5/22/2013 11:15:00 AM Rating: 5

Um comentário:

Onaldo Rosa disse...

Parabéns ao Dr. Eduardo e ao Ministério Público Federal, que, juntos, dão uma nova esperança de melhorias nesse Hospital, o qual carece de melhorias urgentes...

Tecnologia do Blogger.