HOSPITAL CLÉRISTON, O DESCASO CONTINUA, A QUEM APELAR?







Pacientes e familiares são expostos às mais degradantes situações que vão de encontro aos princípios básico dos direitos do cidadão. Essas fotos são dos corredores e no pronto atendimento da emergência(que acabam virando enfermarias improvisadas) e muitas vezes os pacientes graves são atendidos no chão comprometendo o atendimento médico e da enfermagem.





A maneira irresponsável de como o governo do Estado da Bahia, Jaques Wagner-PT, vem administrando (?) o mais importante hospital da rede pública para mais de cinco milhões de baianos, Hospital Geral Clériston Andrade, beira à maior expressão do descaso e, sem dúvidas, podemos adjetivar de criminosa.
.
Criticar é fácil, quando não se propõe soluções e, isso não é o nosso caso. Nos vários artigos que já publicamos sempre citamos as principais soluções para reverter o caos insuperável que existe nessa instituição.
.
Começaria com o aumento de leitos como já propusemos quando fomos diretor do HGCA. A maneira mais rápida e econômica seria fazer mais três Anexos aproveitando as unidades desativadas do Hospital Colônia. De imediato conseguiríamos mais de 180 leitos.
.
A construção da enfermaria e UTI de Neuro-cirurgia, projeto esse desenvolvido por nós. Ganho de mais 40 leitos.Também construir um Enfermaria de Ortopedia para 30 pacientes.
Transferência da Maternidade de alto risco para o Hospital da Criança ou um convênio com a Prefeitura através do Hospital da Mulher ou Hospital Dom Pedro de Alcântara.
.
Construção de mais 40 leitos de UTI. Para essas ampliações seria necessária a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e auxiliares administrativos.
.
O déficit de funcionários é muito grande. Chega-se ao absurdo de ter inaugurado um novo Centro Cirúrgico com 10 salas e destas só são disponibilizadas três ou quatro por falta de funcionários. O Centro de Recuperação com oito leitos nunca funcionou por falta de funcionários.
.
Implantar um Serviço de Diagnóstico por Imagens que funcione 24 horas/dia e com a presença do médico radiologista. Para isso devem-se ser implantados dois Tomógrafos de alta resolução, ressonância Magnética e Ultrassom, novos equipamentos de RX fixos e móveis.
.
Esses investimentos, com certeza, seriam 25% menos do que esse governo gasta por ano em publicidade. Outro crime contra o erário que deveria ser apurado.
.
O que nos deixa perplexo e indignado com tudo isso é que não constatamos por parte do Ministério Público Federal e Estadual ações que venham a punir e prevenir esse  descaso criminoso cometidos por um governo que se diz democrático e honesto. Sinceramente, perguntamos; apelar a quem?

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com

Reviewed by Eduardo Leite on 5/05/2013 11:33:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.