HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE,

QUE VENHA A PRIVATIZAÇÃO.



Em 2006 o mais importante e estratégico hospital público do interior da Bahia,Hospital Clériston Andrade, chegava ao mais alto índice da incompetência administrativa. Vítima dos males que norteavam a maioria dos governantes se não corruptos,com certeza, irresponsáveis gestores da funesta e lamentável era do Carlismo.

Por esse e demais exemplos da má gestão dos governantes Carlistas, o povo baiano,sabiamente deu resposta nas urnas e elegeu, acredito,sobre protesto, o Sr. Jaques Wagner- PT, como governador. 
.
Passados seis meses do governo JW-PT acreditei na sua seriedade e,como é do conhecimentos de muitos,aceitei ser Diretor Geral do referido Hospital . Foi um ano e 15 dias de empenho para reverter os frutos dos desmandos herdado .

O uso do Hospital para fins políticos (prática nefasta visceralmente combatida pela,à época,oposição que, se dizia de esquerda) ,e a falta de compromisso para com uma administração técnica, fizeram-me deixar o comando dessa importante instituição. Fatos esses, relatados nos dois livros que escrevi a respeito : www.politicaecorrupcaonasaude.blogspot.com
.
O tempo passou e, constantemente ficava sendo informado da crescente decadência do HGCA, ora por funcionários dos diversos setores, de vigilantes a médicos.Também através das rádios AM, jornais e Blogs.
.
Como via que o Caos chegava a níveis insustentáveis ingressei com uma Ação Cível no Ministério Público Federal e Estadual exigindo ações por parte desse governo ( com g minúsculo mesmo) Estadual. Já se passaram alguns anos e nada de concreto fiquei sabendo que fora efetivado. Apenas uma visita com o MPE ao HCA foi concretizada.
.
Vejo agora que, esse governo toma uma atitude acertada e resolve privatizar o HGCA. Os funcionários estatutários,acredito,na maioria, estão contrários e, manifestos  à essa medida estão sendo feitos. Soube que até uma liminar  foi efetivada e, a tal privatização está sob Júdice . 
.
Entendo o lado dos valorosos funcionários mas, tenho que pensar sob o foco da razão e da lógica.Que venha a privatização haja visto a comprovada incompetência desse governador por não disponibilizar reais condições ao competente Secretário Jorge Solla. 
.
Assim me coloco , em discordância  aos que são contrários à privatização. Por vivenciar uma vitoriosa PPP- Parceria Público Privada entre o governo JW-PT e a Promédica  associada a uma Empresa Francesa que, com sucesso administram , ao meu ver, o melhor Hospital Público de Emergência do Brasil, Hospital do Subúrbio ,em Salvador no bairro de Periperi. 
.
A minha preocupação quanto à privatização do Clériston é que não se trata de uma PPP e sim um convênio do Estado com  uma OS - Organização Social , dita sem fins lucrativos ... Aí,com razão,tenho minhas dúvidas sobre o sucesso administrativo com essa modalidade.
.
De qualquer sorte vamos torcer para que o HGCA possar cumprir com a sua obrigação e disponibilize um serviço digno e eficiente para todos que só podem contar com o SUS.
.
Eduardo Leite


Reviewed by Eduardo Leite on 4/06/2013 01:06:00 PM Rating: 5

Um comentário:

Unknown disse...

Grande Guerreiro, acompanho seu blog a algum tempo, e concordo em parte c vc, porém imagino que tudo que já ocorre de errado no HCA ficará apenas camuflado, sem contar que milhões de reais(dinheiro público) ficarão sob administração, teoricamente da tal organização sem fins lucrativos entretanto a corja de governantes continuarão manipulando tudo, contratações por indicações políticas e não por competência, como ocorre principalmente nas diretorias e coordenações. Se há um problema crônico na administração porquê não tratar tal cronicidade no foco, ao invés de usar formas palitivas?! Trabalho lá há seis anos e percebo que uma boa parte dos melhores médicos não compactuam com a tal política imposta POR QUEM? 'QUEM SOUBER MORRE'
ADEUS para demanda espontânea, e para as entidades de ensino, onde terão campo de estágio?
Ruan Carneiro

Tecnologia do Blogger.