QUEM DEVE RESPONDER POR MAIS ESSE CRIME?



O uso do soro denunciava que a paciente estava internada em algum hospital. O precário estado geral evidenciava que o caso era grave. Desidratada, espoliada e com fácies de sofrimento, a certeza da gravidade não daria espaço para dúvidas.
Estava internada há 30 dias no maior hospital público do interior da Bahia e o terceiro da rede do estado, Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Apesar de ser um grande hospital o mesmo vive a tragédia de continuar sendo pessimamente administrado e usado como moeda política pelo governo Jaques Wagner-PT, da mesma maneira que fora ao longo do caótico período carlista. Mudam os políticos,infelizmente,mantém-se os métodos espúrios.
.
Não se admite que, uma paciente fique 30 dias internada,com obstrução gástrica, esperando um aparelho de endoscopia ser reparado. A família, desesperada, opta por buscar solução a nível particular.
.
A endoscopia digestiva alta não pode ser concluída.O estômago, por provável obstrução mitótica, estava cheio de resto alimentares.Havia relatos de vômitos há mais de 20 dias. Por sorte, poderia ser uma úlcera benigna estenosante.Volta a paciente ao hospital com a recomendação de uma lavagem gástrica e retorno assim que possível.
.
Voltou no dia seguinte. Ainda havia muitos restos alimentares, após exaustiva lavagem na sala de endoscopia consegui concluir o exame. Era um provável tumor estenosante em Antro Gástrico. Caso cirúrgico,sem dúvida.
.
Algumas semanas depois retorna a filha para me dizer que a sua querida mãe falecera. Não a operaram. A cada dia era uma desculpa, segundo me informou. A última foi devido à tosse com febre. Provavelmente,bronco aspirou, levando a uma pneumonia. 
.
Estes absurdos são quase que uma rotina na minha clínica privada. Cada vez mais, casos-crime como esses são mais constantes apesar das milionárias publicidades enganosas que esse governador promove com o Erário.
.
Vivemos, na Bahia, uma maravilha, só na publicidade desse governo irresponsável e promotor de mais vítimas da Mistanásia.
.
Acreditando no Ministério Público Estadual e Federal , movi uma Ação Cível, em relação à má gestão da SESAB (Secretaria da Saúde da Bahia) no Hospital Clériston Andrade. Nessa ação, apresento soluções que resultariam num atendimento digno e eficiente.
.
Já se passaram dois anos e, até hoje, mesmo, as promotoras concordarem com as minhas alegações, nada foi feito. Temos um país com o mais bem elaborado plano de assistência à saúde, o SUS, amparado à nossa Constituição, mas, infelizmente, essas promotorias continuam ineficientes e/ou insensíveis ao lado dos responsáveis pelo descaso na saúde pública.
.
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
QUEM DEVE RESPONDER POR MAIS ESSE CRIME? QUEM DEVE RESPONDER POR MAIS ESSE CRIME? Reviewed by Eduardo Leite on 1/20/2012 12:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.