CORRUPÇÃO NO BRASIL


´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

O pensamento acima, do Mestre Rui Barbosa é cada vez mais consistente e real entre os brasileiros conscientes, estes, mais decepcionados diante da avassaladora corrupção no nosso país.

O Brasil é considerado um dos países mais corruptos e, equivocadamente, muitos, atribuem a origem dessa corrupção à genética do nosso povo colonizado por muitos degradados portugueses. Se assim fosse a Austrália que foi colônia penal do império britânico, teria os mesmos índices de corrupção que infelizmente há no Brasil.

A corrupção, na realidade, faz parte do lado obscuro de todo ser humano, seja ele brasileiro, australiano, americano ou japonês. Exemplos temos constantemente como é o caso do Japão onde a cada dois anos Ministros pedem demissão ao serem envolvidos em atos ilícitos.

A grande diferença que existe entre o Brasil e os países de baixos índices de corrupção está relacionada com o número de auditores e fiscais. Na Dinamarca e na Holanda há 100 auditores para cada 100.000 habitantes.

No Brasil temos em média 8 auditores para cada 100.000 habitantes gerando um total de 12.8000 auditores. Se formos imitar a Holanda e a Dinamarca, necessitaríamos contratar mais 160.000 auditores.

Outro fator que dificulta o combate á corrupção no setor público e privado está relacionado a morosidade da justiça cujos recursos de apelação do setor, aumenta mais ainda a morosidade dos processos, estes,também de difícil finalização pelo reduzido número de Juízes nas diversas Varas de Justiça.

Se não fosse a imprensa e uns poucos destemidos que resolvem denunciar os corruptos, estes índices e a impunidade no nosso país seriam bem maiores. Acusar um corrupto é bem complicado no nosso país, pois, não bastam só os evidentes indícios de explícito enriquecimento ilícito. Tem que haver o ônus da prova. Nada mais justo, evidentemente. Mas cabe ao poder público disponibilizar a quem acusa, mecanismos que comprovem estas evidencias . Afinal, os desvios do erário e a sonegação fiscal resultam no aumento da desigualdade social na nossa Nação.Por essa razão temos que refletir no que quer dizer o grande Martin Luther King :

´´O que mais preocupa não é o grito dos violentos nem dos corruptos,nem dos desonestos,nem dos sem caráter,nem dos sem ética.O que mais preocupa é o silêncio dos bons``.

Eduardo Leite

gastroajuda@hotmail.com

CORRUPÇÃO NO BRASIL CORRUPÇÃO NO BRASIL Reviewed by Eduardo Leite on 11/14/2010 08:46:00 PM Rating: 5

Um comentário:

Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe disse...

Olá Eduardo,
Levei esta matéria para o blog dos Mobilizadores. Agradeço a colaboração.
Parabéns pelo seu blog.
Abraços,
Giovana

Tecnologia do Blogger.