JEAN-MICHEL BASQUIAT








A pintura de Basquiat, me impressionou na primeira oportunidade em que vi seus quadros.Esse jovem artista contemporâneo americano, dos anos 80, nascido em Nova Iorque, 22 de dezembro de 1960, filho de pai haitiano e mãe portoriquenha. Aos 24 anos, seus quadros já valiam 25 mil dólares.

Antes do sucesso foi morador de rua . O grafite foi seu primeiro degrau para o sucesso como grande artista.Estilo esse que não deixou de lhe influenciar depois de trocar a pintura nas ruas para o óleo sobre tela, disputado nas melhores galerias e mais conceituados leilões de arte. Já conhecido, foi adotado pelo Mestre da Arte Pop Andy Warhol, cuja morte, em 1987, contribuiu para uma grave crise depressiva agravada com elevado consumo de drogas.

Com traços disformes e fortes que lembraria um Jackson Pollack, mais comportado. De certa maneira, para mim, lembra o colorido e a força dos traços do grande Francis Bacon.Melhor seria ,um Francis Bacon mais anárquico. na realidade esses três artistas têm em comum a força da expressão do seu inconsciente, sob a forma de traços fortes e cores marcantes.

As drogas, quase todas, o álcool e a sua vivência nas ruas, influenciaram a pintura do jovem Basquiat, dando-lhe força e liberdade criativa na busca inconstante do equilíbrio existencial que nunca encontrou. Em 12 de agosto de 1988 uma over dose interrompe a trajetória desse grande artista americano.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
JEAN-MICHEL BASQUIAT JEAN-MICHEL BASQUIAT Reviewed by Eduardo Leite on 7/18/2010 07:42:00 PM Rating: 5

Um comentário:

Simplesmente Outono disse...

Gentileza: como a de um grande amigo não há igual. Muitíssimo obrigada sempre.

Tecnologia do Blogger.