POLICIA MILITAR BAIANA DESASSISTIDA !



Nesse mundo globalizado e cada vez mais consumista ser policial não é fácil. O salário não é convidativo e os riscos são proporcionalmente bem maiores. Toda profissão necessita de um preparo técnico bem estruturado e reciclagem programada.

O tempo de formação para um policial entrar na ativa é de apenas dois anos. Depois dessa fase de estágio é importante um monitoramento psicossocial efetivo para que esse policial possa prestar um bom serviço.

Já na ativa o policial é submetido à forte estresse típico do exercício da sua profissão. O perigo de vida é constante e a carga de trabalho é extenuante. Para compensar o baixo salário, o policial submete-se, na sua maioria, a serviços-bicos-de segurança, aumentando ainda a sua situação de estresse.

Seria de muita importância para contarmos com um efetivo policial de qualidade que melhores condições de trabalho e remuneração lhe fosse disponibilizado. No que diz respeito a melhorias de condições é fundamental a disponibilização de uma assistência psicológica especializada para esse tipo de trabalho além de um Serviço Social efetivo e com profissionais bem qualificados.

Através de uma matéria publicada no jornal ATARDE, 22/6/2010, a respeito da Policia Militar na Bahia, onde é citado o fato de que para o efetivo de 33.000 policiais, a PM baiana, conta apenas com 4 Psicólogos e 2 Assistentes Sociais. Mesmo assim, só na capital. A mesma matéria, cita o Estado do Rio de Janeiro,cujo efetivo é próximo ao nosso e dispõe de 60 psicólogos.

Difícil de acreditar que para um contingente tão especializado só possa contar com esse importante acompanhamento psicológico e social, incrivelmente deficitário do ponto de vista numérico.

Os problemas sociais e de ordem psicológica que desabam no universo psicossocial de um policial militar é muito grande e complexo.

É, sem sombra de dúvidas, que a Psicologia e o Serviço Social, são fundamentais para melhorias no atendimento de uma instituição que é submetida a uma carga de estresse extenuante como é a do policial. Não disponibilizar esses serviços, de maneira efetiva , à PM Baiana é desassistir essa vital Corporação,


Eduardo Leite
POLICIA MILITAR BAIANA DESASSISTIDA ! POLICIA MILITAR BAIANA DESASSISTIDA ! Reviewed by Eduardo Leite on 6/25/2010 10:34:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.