HONORÁVEIS BANDIDOS

Sugiro a leitura do livro Honoráveis Bandidos, escrito pelo jornalista Palmério Dória. O mesmo retrata de maneira didática, às vezes irônica, outras tantas bem humorada sobre o cenário político dos últimos cinqüenta anos, com enfoque especial sobre o atual presidente do senado federal, José Sarney. Nunca é demais repudiar e denunciar os desmandos políticos que tantos males causam à Nação.

´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto``. Já protestava o célebre jurista baiano Ruy Barbosa.

Constatamos que daquela época para cá a corrupção política alcançou índices antes, quem sabe, inimagináveis. Da mesma maneira que constatamos que este quadro quase generalizado no meio político chegou a um ponto insustentável.
Necessitamos urgentemente de uma mudança no judiciário e na política que permita punição exemplar a esses bandidos que se dizem acima do bem e do mal.

Os constantes escândalos envolvendo grandes construtoras e governantes em quase todos os estado brasileiros, escândalos esses, bem documentados e esclarecidos pelo MPF, pela CGU e pela Polícia Federal, da mesma maneira, o mensalão do PSDB, do PT, do PTB e o mais recente do DEM em Brasília. Este último, ricamente documentado via vídeo e áudio.

Lamentavelmente vemos hoje, na Bahia, os mais absurdos acordos e associações políticas com figuras envolvidas nos mais diversos escândalos na política, com os seus adversários do passado que, para se perpetuarem no poder rasgam os seus inflamados discursos ditos de esquerda e comprometidos com a moralidade. Como é o caso das associações do governo Jaques Wagner-PT, com os ex-carlistas que debandaram do PFL-DEM e se filiaram nesses partidos oportunistas.

O que poderá estar atrás desses incompatíveis grupos? Interesses sociais?Jamais. Esses acordos espúrios com figuras que se imaginavam antagônicas, só têm uma única finalidade: esconder os seus atos corruptos quando governo e manter os seus interesses financeiros. Nada mais.

Esta corrupção é que desvia os recursos da União e do Estado, que iriam para a educação, para a saúde, para a segurança, para o transporte urbano, para o saneamento básico, para a conservação das esburacadas e sem acostamento estradas federais e estaduais. Razão pela qual continuamos com o caos criminoso na saúde, na educação e na segurança pública.

O cidadão que se omite ante estes criminosos sociais, de maneira direta, colabora com a continuidade dessas lamentáveis práticas.

Ter a coragem de elaborar uma obra que denuncia de maneira didática e lúcida, a corrupção no nosso país como faz o jornalista Palmério Dória, além de dignificar a classe do jornalismo imparcial e competente, distingue o cidadão que não se cala antes a estes ´´ poderosos `` marginais.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com

HONORÁVEIS BANDIDOS HONORÁVEIS BANDIDOS Reviewed by Eduardo Leite on 1/09/2010 07:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.