CÂNCER, PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO.



No Brasil há décadas que o INCA-Intituto Nacional do Câncer, preconizava como ideal o primeiro rastreamento através da mamografia do câncer de mama em mulheres a partir dos 50 anos e a seguir a cada dois anos.

Após a divulgação, esta semana, da recomendação da Associação Médica Americana para prevenção do câncer de mama, a polêmica tem tido espaço no meio dos mastologistas brasileiros . Na realidade não se trata de prevenção e sim detecção do câncer precoce de mama.
.
A Sociedade Brasileira de Mastologia há muitos anos preconizara, como ideal, que a primeira mamografia fosse realizada a partir dos 40 anos- alguns mastologistas sugerem que se inicie aos 35 anos- e a seguir anualmente.

O que é proposto são campanhas que estimulam as pessoas a procurarem as instituições médicas públicas ou privadas a fazerem exames de rastreamento das diversas doenças. Isto tem um custo elevadíssimo e resultados que não justificam este rastreamento a cada ano.

Não estaremos equivocados em questionar o verdadeiro interesse dessas campanhas ditas preventivas .

Teríamos melhores resultados custos-benefícios se as diversas associações médicas patrocinassem ou colaborassem com campanhas de prevenção às doenças.
.
Nada substitui a informação, um exame médico acurado, o auto-exame, práticas saudáveis, como alimentação adequada, exercício físicos, estar de bem com a vida, como meios de prevenção das doenças.

Também é de fundamental importância rever a carga horária e o ambiente de trabalho de todas as categorias.

Trabalho excessivo e ambiente inadequado são fatores de doenças, assim o transporte urbano que dispomos também é outro fator preponderante na formação das doenças.

A prática esportiva não existe nas universidades e cada vez mais desaparece no ensino fundamental, resultando uma juventude obesa e sedentária.

Se os médicos voltarem a ouvir e examinar mais seus pacientes e solicitar exames bem fundamentados, teremos melhores resultados a custos menores.


Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
CÂNCER, PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO. CÂNCER, PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO. Reviewed by Eduardo Leite on 11/21/2009 05:27:00 PM Rating: 5

4 comentários:

Simplesmente Outono disse...

Desejo um excelente domingo.
Obrigada pelo carinho de sempre em minha estação.
Com carinho e respeito.
Simplesmente Outono.

Anônimo disse...

Bem, falar de prevenção é ponto positivo para "inibir" algumas doenças futuras. Mas, como evitar o stres do dia a dia, alimentar-se bem e manter uma atividade física regular? Um exemplo foi o que meu ginecologista, disse que para não ter problemas com o meu organismo (fungos), a solução seria não me estressar e manter a imunidade em alta. Não sou pessimista, mas, é pedir demaissss de mim...rs. Entendo que exista um mercado para que haja MAIS exames diagnósticos, como vários outros lucrativos. Mas, se o médico não tem tempo para olhar o paciente imagine para tocar? Então, a opção é o exame para o diagnóstico, já que a prevenção foi para o beleleu...

Abraços,

Isa.

P.S. Parabéns pelo Blog, apesar que a população não se ajuda, reclama de tudo e não busca informações coesas como estas descritas aqui.

Simplesmente Outono disse...

Consegui postar hoje de madrugada em meio à correria das provas. Confesso que não gosto quando sou praticamente obrigada a me afastar do blog, porém não há como fugir disso. Motivo: além das provas na faculdade existem alguns probleminhas particulares. Espero resolvê-lo o quanto antes e da melhor maneira possível. Tentarei arrumar um jeitinho de postar com a mesma freqüência. Algumas pessoas possuem meu e-mail podendo ficar totalmente à vontade em realizar contato.
Com carinho e o devido respeito deste Outono.

Eduardo Leite disse...

Isa.

Esse é o grande dilema da nossa sociedade que está voltada ao sucesso pessoal, ser o primeiro, o melhor, o mais inteligente, o mais belo e por aí vai.Temos só tempo para o ter, para o conseguir e nada de tempo para o SER. O Ser existencial que veio para servir.Como diz o Dalai Lama: o homem gasta a saúde para ter e depois perde o que ganhou para a doença.
Um forte abraço ,
Edaurdo.

Tecnologia do Blogger.