Olinda faz parte da região metropolitana de Recife. Foi a mais importante cidade do estado de Pernambuco, sendo a sua primeira capital e que deu origem a outras cidades, inclusive o Recife.
Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.Dá gosto de visitar. Apesar do desenvolvimento urbano o Centro Histórico nos reporta à uma pequena cidade portuguesa que, durante 26 anos, foi dominada pelos holandeses , que , criminosamente, por razões religiosas (eram protestantes) , tocaram fogo em todas as igrejas da cidade.
Tirando essa parte negra do domínio holandês, os 26 anos dessa ocupação foram bastante proveitosos para Olinda e resto do estado cujos engenheiros holandeses contruiram a maioria das pontes que cuzam os rios da região.Estima-se que se os holandeses ficassem por mais 26 anos a região pernambucana teria sido mais desenvolvida do que o estado de São Paulo.
Após o período holandês, os jesuítas, através dos reis de Portugal e contanto com os escravos e os índios reconstruiram todas elas. Nos azulejos e nas pinturas do teto da capela principal e da sacristia da Igreja Nossa Senhora das Neves, que faz parte do primeiro convento franciscano do Brasil, há registro dessa reconstrução . Este convento foi construído em 1585 .
O potencial turístico do nordeste brasileiro é muito grande e essa indústria, que não polui, é a maior fonte de emprego que existe, e deve ser melhor incentivada pelos governantes.
As fotos a seguir falam por sí.
Esta visão é possível tanto do Seminário como da igreja onde repousa Dom Helder Câmara.Diz a lenda que quando os portugueses chegaram a esse ponto e '' exclamaram , oh linda '', daí a origem do nome Olinda.
Interior da igreja da Sé, bem despojado e sem luxo. Bem como gostava o grande Arcesbispo Dom Helder Câmara.
Os famosos azulejos portugueses que ornamentavam os pátios do convento.Infelizmente muitos deles depredados por turistas inconseguentes..
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
www.politicaecorrupcaonasaude.cblogspot.com
OLINDA, PATRIMÔNIO MUNDIAL.
Reviewed by Eduardo Leite
on
11/26/2009 06:36:00 PM
Rating:
Um comentário:
Tive boas recordações de Olinda, Dr. Eduardo, e suas belas fotos me remeteram à essa última viagem, em 2007. Como o Convento franciscano, marco religioso de grande importância na época, me relembra trechos de um livro lido recentemente e que recomendo: A Conspiração Franciscana. Quando tiver tempo, sei que apreciará.
Grande abraço, Cris
Postar um comentário