OLINDA, PATRIMÔNIO MUNDIAL.

As casas do Centro Histórico de Olinda estão bem conservadas e junto com as igrejas formam um espetáculo único que nos reporta à colônia portuguesa e influência do período holandês, como algumas casas com pintura vermelha encarnada nas portas, janelas e molduras.

Olinda faz parte da região metropolitana de Recife. Foi a mais importante cidade do estado de Pernambuco, sendo a sua primeira capital e que deu origem a outras cidades, inclusive o Recife.

Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.Dá gosto de visitar. Apesar do desenvolvimento urbano o Centro Histórico nos reporta à uma pequena cidade portuguesa que, durante 26 anos, foi dominada pelos holandeses , que , criminosamente, por razões religiosas (eram protestantes) , tocaram fogo em todas as igrejas da cidade.

Tirando essa parte negra do domínio holandês, os 26 anos dessa ocupação foram bastante proveitosos para Olinda e resto do estado cujos engenheiros holandeses contruiram a maioria das pontes que cuzam os rios da região.Estima-se que se os holandeses ficassem por mais 26 anos a região pernambucana teria sido mais desenvolvida do que o estado de São Paulo.

Após o período holandês, os jesuítas, através dos reis de Portugal e contanto com os escravos e os índios reconstruiram todas elas. Nos azulejos e nas pinturas do teto da capela principal e da sacristia da Igreja Nossa Senhora das Neves, que faz parte do primeiro convento franciscano do Brasil, há registro dessa reconstrução . Este convento foi construído em 1585 .

O potencial turístico do nordeste brasileiro é muito grande e essa indústria, que não polui, é a maior fonte de emprego que existe, e deve ser melhor incentivada pelos governantes.

As fotos a seguir falam por sí.

Esta visão é possível tanto do Seminário como da igreja onde repousa Dom Helder Câmara.Diz a lenda que quando os portugueses chegaram a esse ponto e '' exclamaram , oh linda '', daí a origem do nome Olinda.
Interior da igreja da Sé, bem despojado e sem luxo. Bem como gostava o grande Arcesbispo Dom Helder Câmara.

Acima dessas janelas vê-se o beiral com as três formações de telhas que significavam : Eira-Dinheiro,Beira-Terra, Tribeira-Poder. Daí o significado de um homem pobre; sem eira nem beira e nem tribeira.
Retrato de Dom Helder pelo renomado artista pernambucano João Câmara.
Esta riquissima mesa em jacarandá foi doação da Rainha Maria, apelidada de Maria Louca, para a igreja da Sé.
Apesar do despojamento da igreja da Sé , a sacristia exibia ricos móveis como esse que servia para guardar as vestes sarcedotais.

Lavatório para as mãos dos sarcedotes antes e após as missas.
Essa cadeira só é usada pelo Arcebispo para ordenar padres e bispos.
Interior do primeiro convento franciscano do Brasil.
Pátio interno do convento franciscano.

Os nobres e senhores de engenho eram sepultados nos corredores do convento e eram identificados, já os não nobres eram enterrados sem identificação.
Escada que dá acesso às acomodoções dos frades franciscanos.

Os famosos azulejos portugueses que ornamentavam os pátios do convento.Infelizmente muitos deles depredados por turistas inconseguentes..
Essa pintura retrata o incêndio do convento pelos holandesês


Entrada principal do Convento de São Francisco.
Marco do Convento São Francisco.


Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
www.politicaecorrupcaonasaude.cblogspot.com
OLINDA, PATRIMÔNIO MUNDIAL. OLINDA, PATRIMÔNIO MUNDIAL. Reviewed by Eduardo Leite on 11/26/2009 06:36:00 PM Rating: 5

Um comentário:

Cristina Rebouças disse...

Tive boas recordações de Olinda, Dr. Eduardo, e suas belas fotos me remeteram à essa última viagem, em 2007. Como o Convento franciscano, marco religioso de grande importância na época, me relembra trechos de um livro lido recentemente e que recomendo: A Conspiração Franciscana. Quando tiver tempo, sei que apreciará.
Grande abraço, Cris

Tecnologia do Blogger.