´´Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro acorda.´´
Carl Gustav Jung.
Ver durante uma endoscopia, um evidente tumor maligno, num paciente com mais de 70 anos é tão desagradável como constatar um tumor maligno de ovário numa jovem de apenas 15 anos.
Apesar dos esforços de centros especializados no tratamento do câncer e dos grandes avanços na cirurgia e na terapia intensiva, continua o câncer, a ser fatal em muitos casos, em especial nos tumores do aparelho digestivo.
A angústia, o sofrimento, o modo de vida estressante e uma vida sem sentido bem definido, são fatores que contribuem para o desenvolvimento das mais diversas doenças ,em especial, o câncer.
Vivemos, apesar das conquistas na ciência, numa sociedade cada vez mais dependente de médicos, remédios e cirurgias. Valorizamos por demais o corpo ( imagem) e não valorizamos como deveriamos, a nossa alma ( essência) . Daí, a importância do psicólogo junto ao paciente com câncer.
.
O homem é o único ser vivo que tem potencialidades de autocura, vários estudos da Neurociência têm a cada dia comprovado essa evidência.
Somos, 75 trilhões de células, todas elas interligadas entre si e dependentes das nossas emoções, sentimentos e das nossas potencialidades.
O câncer passa a ser uma doença incurável quando nos entregamos à derrota ou passamos o seu combate apenas aos médicos e aos diversos tratamentos oncológicos.
Portanto, para termos um sucesso no combate ao câncer é importante que o paciente esteja psicologicamente orientado e consciente das suas próprias potencialidades de cura.
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
www.twitter.com/gastroajuda
CÂNCER, COMO ENFRENTÁ-LO.
Reviewed by Eduardo Leite
on
7/10/2009 04:44:00 PM
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário