QUE O SONHO DA COPA, NÃO SEJA O PESADELO DE UM 171




O Brasil, conduzido pela mídia interessada ou desinformada, vangloria-se de sediar a copa de futebol em 2014.

Tem-se a impressão que será a salvação para os doze estados que sediarão esse mega evento, que faz a alegria dos grupos privados que exploram o futebol.

Aqui na Bahia, fala-se em investimentos que passarão dos três bilhões e meio de reais. Isso mesmo: 3.500.000.000,00 de reais. Podendo chegar a mais. Com certeza, chegará.

Estranhamos essa cifra, considerando os jogos Pan Americanos, que englobam quase todos os esportes e exigem maior logística, foram alvos de críticas por custar mais de dois bilhões de reais, incluindo toda a estrutura de segurança, hospedagem, e transporte. Resultou, inclusive, numa desconcertante vaia ao presidente Lula, quando da abertuta oficial.

Só na demolição e construção da nova Fonte Nova, estima-se em mais de 500 milhões de reais ou mais, pois só a reforma do estádio de Pituaçu custou 55 milhões de reais, o equivalente a dois hospitais pediatricos com capacidade de 280 leitos, cada um.

Surpreendente, a declaração do coordenador estadual para a Copa na Bahia, Fernando Schmitt, ao declarar que será muito bom para a Bahia todo esse sacrifício-investimento, pois a FIFA fará exigências que trarão benefícios para a população soteropolitana, em relação à segurança , turismo, com a revitalização do Pelourinho,hotelaria, logistica urbana nos transportes,,na educação(?) e pasmem: para a saúde pública, pois será exigido do Estado a construção de hospitais e postos de saúde, além de obras em saneamento básico.

Pior ainda é tentar iludir aos fanáticos admiradores de futebol, e aos não fanáticos, que todo esse bilionário investimento será à custa de investidores privados e com baixa participação de verbas públicas.

Se assim fosse, melhor seria extinguir o Ministério Público e outros órgãos, incluindo o governo, que têm a obrigação de que seja cumprida a Constituição Federal e colocar a FIFA sob coordenação de Ricardo Teixeira, como gestor do nosso Estado.

É pertinente lembrar que o futebol passou a ser manipulado por grupos empresariais que só visam o lucro, por grupos da máfia que exploram as apostas, da intermediação de venda de grandes jogadores, lavagem de dinheiro e outras jogadas duvidosas.

Para quem acredita em Chapeuzinho Vermelho, Mula-Sem-Cabeça, Xupa Cabra e Papai Noel, é só torcer, alegrar-se e depois pagar a conta dessa Copa, com cabeça, pescoço, tronco e membros de mais um tremendo UM SETE UM.

Eduardo Leite
QUE O SONHO DA COPA, NÃO SEJA O PESADELO DE UM 171 QUE O SONHO DA COPA, NÃO SEJA O PESADELO DE UM 171 Reviewed by Eduardo Leite on 5/31/2009 10:01:00 PM Rating: 5

3 comentários:

Taciana disse...

Cerca de 500 médicos e líderes sindicais participaram da passeata pela melhoria da remuneração médica no SUS e por um melhor atendimento à população, realizada na cidade de São Paulo na última sexta-feira (29).

A rede globo noticiou a passeata no Jornal da Globo, confira o vídeo:

http://web.fenam2.org.br/tv/showData/385653

JCopiniao.blogspot.com disse...

Caro Eduardo, somente pessoas responsáveis, como você, têm o discernimento de ver a irresponsabilidade daqueles que comungam com a realização da Copa do Mundo, no Brasil. País carente de quase tudo de essencial ao cidadão, principalmente o mais necessitado, não pode se dar ao luxo de sediar magno evento esportivo, principalmente num momento de situação de crise financeira mundial. Se o Brasil tem tanto dinheiro disponível para aplicar em eventos esportivos e não o utiliza, socialmente, em saúde pública, educação, saneamento básico de cidades onde o esgoto ainda corre a céu aberto etc., deixa transparecer muita irresponsabilidade de seus dirigentes. Com licença aos amantes do futebol, eu sou um deles, a explicação para tal realização vem acompanhada destas espertezas e de outras: para satisfazer inconfessáveis interesses políticos de se mostrarem na vitrine pública eleitoreira; para atender à ganância dos empresários ávidos nos lucros dos eventos e em licitações públicas irregulares; para encher o bolso dos realizadores do evento - políticos, prefeitos, governadores etc.- com bondosas "comissões amigas"; para financiar, a juros baixos, os estádios e agregados com recursos públicos, com prazos de pagamento a perder de vista etc. Só que depois, quem vai realmente pagar a conta, somos nós, contribuintes, mediante aumento da carga tributária. A ufania brasileira deveria ter limite. Primeiro, deveríamos preparar o País com infraestrutura social, por exemplo, para que nenhum torcedor brasileiro fosse ridicularizado, pelas lentes da mídia nacional e internacional, nos estádios, ao arreganhar a boca, em expressão de cólera ou de riso, mostrando a sua incompleta arcada dentária, o que é caraterístico de um cidadão de países que não se preocupam com os problemas sociais.

@bloggerbrasilis disse...

A Copa do Mundo de 2014 é uma grande incógnita para a maioria do povo brasileiro sobre os prováveis benefícios que trará para o país. A certeza que podemos ter é sobre os bilhões de reais que serão gastos para a construção e reforma dos estádios e de toda a infraestrutura necessária para a realização desse grande evento e que sem dúvida alguma serão predominantemente recursos públicos que contribuirão para o aumento da dívida do País. Com a possível exceção de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é bastante incerto o investimento privado num evento desse porte, devido às incertezas quanto ao retorno financeiro. Acredito que outra grande preocupação é a atração de turistas de todo o mundo para o Brasil, pois sabemos que o preço dos ingressos para os jogos serão elevados, acima do poder aquisitivo da maioria do povo brasileiro e que os únicos jogos com público garantido serão os da Seleção Brasileira!!!

Tecnologia do Blogger.