Dinheiro-propina- aprendido com o ex-comandante da PMBA
A noite de ontem foi insone. É difícil ter um sono reparador quando sabemos que três coronéis mais representativos, até então, da nossa honrosa PM-BA (Polícia Militar da Bahia), foram presos em flagrante delito, recebendo suborno em espécie.
.
Como imaginar que profissionais da alta cúpula militar cheguem a esse ponto? Já não bastam os senadores, ministros, secretários de estado e do município, deputados estaduais e federais, prefeitos, governadores, vereadores e até presidentes da república, envolvidos nas mais graves ilicitudes com verbas públicas?
Não podemos esquecer-nos de juízes, médicos, desembargadores, advogados, engenheiros, procuradores, empresários e todos os homens e mulheres que tiveram a oportunidade de estudar, de terem bens materiais que lhes permitiram uma vida digna e confortável, cederem à ganância, usurpando dinheiro público, que muita falta faz à nossa sociedade.
Temos que acabar com essa corrupção generalizada! Sim, é generalizada mesmo. Dificilmente, nas últimas décadas, uma instituição pública ou privada não é envolvida em tantas falcatruas.
Governantes que governam mediante pesquisas de marqueteiros, provendo planos demagógicos e atendendo aos apelos dos lobistas dos grandes grupos empresariais corruptores, são os responsáveis por essa imoral diferença social no nosso país.
São esses governantes e homens públicos que promovem o caos na saúde pública, a deplorável educação,os imorais salários dos nossos mestres e demais servidores, o caótico trânsito e as moradias insalubres e indignas, dentre outras desigualdades sociais.
Merecem, pois, não só o repúdio da nossa sociedade, como o merecido ajuste com a justiça. E, como meliantes hediondos que são, de fato, devem cumprir suas penalidades nas cadeias públicas sem regalias, quer sejam doutores ou militares.
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
gastroajuda@hotmail.com
PS: este texto é dedicado a todos os estudantes de Serviço Social , aos homens e mulheres que sonham por uma sociedade mais justa e igualitária.
TÁ TUDO DOMINADO! TEM BANDIDO POR TODO LADO!
Reviewed by Eduardo Leite
on
3/06/2009 10:07:00 AM
Rating:
8 comentários:
O nosso momento social é desolador,deprimente e portanto desestimulador. Ler um texto desses nos leva a refletir e concluir que devemos sonhar.Parabéns Dr. Eduardo
Infelizmente o senhor está coberto de razões.
Como Assistente Social do HGCA, sinto-me duplamente agradecida ao Dr. Eduardo Leite, nosso ex-diretor que tanta falta tem feito.
Não há salvaão para esse país de corruptos e corruptores.É o fim de uma sociedade falida.
O ser humano está em acelerado estado de putrefação. Os que se 'salvam' sofrem pelos pecadores. A humanidade perdeu sim seus valores mais tenros. Há que se cuidar com mais afinco de nossos filhos, para que mais almas se salvem, por nossos exemplos e com a graça de Deus, inclusive. Parabens pelo texto, Dr. Eduardo.
Estou me sentindo orfão, sem proteção nenhuma, diante do poder de corrupção dos "poderosos" e da fragilidade dos corrompidos. Como cofiar em quem nos deve proteger?
Abs, Deraldo.
aindam querem cobrar dos pequenos pms q aceitam proprinas de blits....
Caro Eduardo Leite, vivemos numa ilha cercada de tubarões por todos os lados. Só Deus pode fazer alguma coisa na atual situação. Como você diz: "Tá tudo dominado!".
A luz que se pode vislumbrar seria o investimento em educação para que as nossas crianças fossem educadas dentro de outros padrões pedagógicos. Ou seja, seria necessária uma nova ordem educacional no Brasil, a partir da primeira escola, trazendo conteúdos novos de esclarecimentos éticos e morais.
Deveríamos sair da velha escola formal de conteúdo puramente cognitivo de alfabetização para ensinar à criança, desde cedo, mais princípios éticos e morais, desprovidos de qualquer concepção filosófico-política. Isto é, a criança deveria ser trabalhada para entender, por exemplo, que se deve respeitar ao próximo; a todas as regras de usos e costumes; às normas legais; ao sinal de trânsito; à velocidade nas estradas; à limpeza das ruas (lixo); à propriedade alheia; os bens privados e públicos; enfim, são esses e outros mais princípios de formação do cidadão, que não são ensinados nas escolas, que deveriam ser mais bem trabalhado para que a criança incorpore, na sua cultura, outra visão responsável de cidadania, e passe a exigir, lá fora, de todos, esses comportamentos. Só assim poderemos ter esperança de um futuro melhor de nosso País. E, para essa empreitada, teríamos de importar educadores de países de cultura desenvolvida para começar o trabalho e formar novos educadores.
Se não encararmos a educação com seriedade, continuaremos a ser este País de apedeutas, de corrupção, de ladrões etc. Está na educação o fator indispensável para corrigir as mazelas de nosso Brasil.
Postar um comentário