CARTA ABERTA AO DEPUTADO ZÉ NETO.




Prezado Zé.

Saúde e esperança, sempre.

Ontem, depois de mais de 70 dias do nosso último telefonema, você volta a me ligar. Ao atender, você perguntou de imediato: ´´você está zangado comigo?``. Respondi de pronto: - tô zangado e muito puto da vida com você.

Sua pergunta foi: por quê?E eu disse por tudo que está acontecendo no HCA depois que eu saí, politicagem correndo solta,gente sua distribuindo santinhos,exames sendo marcados de pacientes externos, ambulância UTI enferrujando ao ar livre por falta de motorista e médico e por mais algumas colocações que me revoltam por ver que tudo que idealizamos, planejamos está sendo imoralmente posto a perder.
Somos parecidos em algumas coisas.

Temos temperamento forte : em discussão, não falamos, berramos. Essa é uma das nossas poucas semelhanças.

Eu lhe conheci pessoalmente uns três meses antes de ser, por seu intermédio, indicado ao Dr. Solla para substituir o Dr. Vagner Bonfim na direção do HCA.

Gostei de você e apesar do seu método equivocado de fazer política, continuo gostando de você e assim continuarei, mesmo que você faça tudo ao contrário para continuar sendo merecedor da minha amizade.

Zé, nunca fiz política partidária, mas me fiz político quando aprendi a ler, a escrever e saber distinguir e repudiar as injustiças sociais.

Nunca entrei em nenhum partido político por constatar muita sujeira em quase todos eles.
No dia que eu quizer escolher um partido o farei, se assim achar necessário. Você se acha o Senhor da sabedoria política. Esse é seu maior equívoco.

O grande declínio da classe política começou com o fisiologismo e ao aglutinar-se à corrupção, assinou o seu total descrédito.

A sociedade não admite mais o fisiologismo e muito menos a incompetência administrativa da máquina pública. Voltar ao Circo de Roma, onde o pão e o espetáculo abrandava, mas não ganhava a confiança do povo, não construirá uma sociedade mais justa .

É fácil fazer política na oposição. Difícil é fazer política no poder. Temos que ser transparentes, íntegros, honestos e principalmente, humildes. Isso é difícil.

Ser competente, do ponto de vista administrativo, é fácil. Repito: é fácil. Temos excelentes técnicos em todas as esferas da máquina pública. Temos que ouvi-los. Quanto aos políticos, temos que entendê-los.
Quero com essa carta aberta lhe ajudar, pois gosto de você e da sua família e acredito que você tem um grande potencial político para contribuir na construção de uma sociedade verdadeiramente mais justa e igualitária.

Quando souber dessa carta, não me ligue nem me procure até os próximos 70 dias, assim como nos últimos, período no qual não nos vimos nem nos comunicamos.

Pegue seu carro, vá sozinho ao Capão e fique na Pousada das Cores por 5 dias( foi lá que eu escrevi em 5 dias o livro: HCA, Política e Corrupção na Saúde.Fique em silêncio, não fale sobre política com ninguém. Medite.Medite muito. Leve algum livro de OSHO, de Buba ,Dalai Lama e de Santo Agostinho e reflita sob um pensamento que tinha num pôster na minha sala no HCA :

´´ O QUE MAIS PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS VIOLENTOS NEM DOS CORRUPTOS,NEM DOS DESONESTOS,NEM DOS SEM CARÁTER, NEM DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.`` Martin Luther King.

Um forte abraço e que tenhamos a oportunidade de ver uma Bahia, verdadeiramente, Terra de todos nós.
Eduardo Leite
CARTA ABERTA AO DEPUTADO ZÉ NETO. CARTA ABERTA AO DEPUTADO ZÉ NETO. Reviewed by Eduardo Leite on 9/03/2008 12:09:00 PM Rating: 5

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Dr.Eduardo Leite.A sociedade necessita de homens como o senhor.Deus lhe abençoe e o proteja dos vermes da política.

Anônimo disse...

Fale tudo que o senhor sabe.Só assim essa turma aprende atrabalhar sem politicagem.O seu trabalho aqui no HGCA jamais será esquecido. Somos eternamente gratos pela sua dedicação, competência e integridade

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Eduardo pela coragem de falar o que pensa numa sociedade que não está preparada o suficiente para ouvir "verdades". Diante do exposto, entende-se que sua postura é no mínimo coerente...entretanto, não concordo que Santo Agostinho seja uma boa indicação de leitura...Sucesso!

Anônimo disse...

Gostaria muito de me manifestar sem ter que usar o anonimato.O senhor nunca nos desamparou quando esteve na Diretoria do HGCA .Sua postura, dedicação e a sua alegria quando nos cumprimentava pelos corredores do hospital sempre com os seus suspensórios à vista fosse numa segunda feira ou num domingo nos deixa com muita saudade .Mas o que me marcou muito é ver que tivemos um Diretor que soube valorizar os funcionários em especial nós enfermeiras.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, que atitudes como esta de coragem e transparência se façam presentes na sociedade, e que a postura de passividade que adotamos perante aos atos de corrupção, corriqueiros nos dias de hoje, mude para uma postura rigida e incorruptivel visto que os politicos estao lá para cuidar dos interesses da sociedade. a saúde é coisa séria e preciso que se faça valer os princípios constitucionais em que a legalidade, impessoalidade, MORALIDADE e efciencia não são peças meramente "decorativas" para gestão de entidade pública e sim base para sua fiel execução.
Mais uma vez Parabéns,
Gil

Anônimo disse...

Muito Bem Dr. Eduardo
Parabens pela coragem de expressao.O HGCA sente a sua falta, principalmente o Anexo e as Cirurgias que estão abandonados pela diretoria substituta.
Pro senhor eu tiro o chapéu...

Anônimo disse...

Eduardo, você e Zé Neto muito se parecem. Só palavras.... Os mesmos defeitos e sem muitas qualidades!

Ella disse...

´´ O QUE MAIS PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS VIOLENTOS NEM DOS CORRUPTOS,NEM DOS DESONESTOS,NEM DOS SEM CARÁTER, NEM DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.`` Martin Luther King.


acho que isso diz tudo!
Muito boa suas colocações!
Saudações

Unknown disse...

DR.EDUARDO. NÃO CONHECIA O SEU BLOG FIQUEI EXTREMAMENTE FELIZ, EM SABER, QUE TEMOS PESSOAS COM SEU QUILATE DE VERDADE DE HONRADEZ, QUE NOS FAZ ACREDITAR QUE E POSSÍVEL REVERTER ESSE QUADRO DE SENHORES DONOS DO PODhttp://www.blogger.com/logout.g?d=https%3A%2F%2Fwww.blogger.com%2Fcomment.g%3FblogID%3D16299359%26postID%3D6392897250356120101%26page%3D1ER ACIMA DE TUDO, INCLUSIVE DA MISÉRIA DO POVO. SIGA EM FRENTE ABRAÇO FRATERNO.

Anônimo disse...

Eu com servidora concursada estou perplexa como e em tão pouco tempo vamos percebendo de forma clara a influência política voltando a reinar e a interferir nos trabalhos técnicos do HCA. Isso me deixa indignada, pois durante o período de sua gestão a polítca partidária na nossa unidade foi colocada literlamente de lado e a acessibilidade foi garantida conforme os princípios do SUS.

Anônimo disse...

Sem comentários... Tiro o chapéu para Dr. Eduardo Leite, homem Digno, e de uma visão de águia. Parabéns Eduardo, você é de mais... sempre te disse isso.

Tecnologia do Blogger.