POLO DA SAÚDE, OU REPARO A UM CRIME SOCIAL?


A vinda à Feira no dia 17 desse mês, do Ministro, José Gomes Temporão, do Governador Jaques Wagner e do Dr. Jorge Solla, para assinarem o convênio para a construção do Hospital da Criança da Bahia e anunciar o projeto de saneamento básico acima de 100 milhões de reais, não foi um ato político, como disseram alguns poucos desavisados.

O discurso do Dr. Solla e do governador Wagner , repercutiu forte como um merecido tapa na cara dos que mentem, depredaram o patrimônio público e usaram de meios ilícitos para enriquecimento próprio.

Na realidade foi o primeiro grande passo de um gigantesco e bem estruturado plano do governo Wagner, para fazer com que Feira de Santana se torne o maior polo de saúde hospitalar do interior no nordeste e o terceiro ou quarto do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas e São José do Rio Preto.

A inauguração desse hospital (dentro de dois anos), que será o maior da Bahia, não há nada próximo, nem em Salvador, o que fará de Feira, a cidade referência para tratamento hospitalar de ponta para patologias pediátricas em todo o Estado.

Pretende, com certeza conseguirá, o Governador Wagner, dotar Feira e região de uma unidade de bio-imagem (Raios X, mamografia e arteriografia digitais, tomografia computadorizada, ressonância magnética), um serviço de oncologia com radioterapia e hemoterapia.

O Hospital Clériston Andrade será totalmente reformado e acrescido de um serviço de queimados, com a construção de uma moderna maternidade fora do HCA, passará o HCA a contar com 400 leitos de enfermaria nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, neurologia, queimados, ortopedia e cirurgia plástica.

Parte dessa reforma geral já foi concretizada com a construção da UPLP (Unidade de pacientes de Longa Permanência com 60 leitos, reforma do pronto socorro e duas novas UTIs.

Em fase de conclusão estão a cozinha, refeitório, central de esterilização de materiais (CME), necrotério, almoxarifado, enfermaria neonatal (Com a conclusão do hospital pediátrico essa enfermaria, a UTI neonatal e UTI pediátrica serão incorporados ao projeto de ampliação de leitos de UTI de adultos e na 2ª. ampliação do Centro Cirúrgico.

Com a assinatura do contrato entre a SUCAB e a construtora para a reforma do Centro Cirúrgico que passará de cinco salas de cirurgias para 10 salas, um CRO (centro de recuperação pós-operatório) e um estar para médicos e enfermeiros, poderemos aumentar o número de cirurgias em especial as cirurgias neurológicas e ortopédicas, pois, contaremos com mais 13 leitos de UTI adulto, tínhamos 10 leitos, passamos para 15 e como estão por chegar os 13 respiradores e monitores, ficaremos com um total de 28 leitos de UTI.

Assim que concluídos os projetos, já em andamento pela SUCAB, da enfermaria de neurologia com 30 leitos e 10 leitos de UTI, da nova unidade mãe canguru, o HCA estará em melhores condições de atender a grande demanda de urgência/emergência de Feira e região.

Todos esses projetos do HCA deverão estar concluídos por volta de dezembro desse ano e no máximo em março de 2009.

Muitos equipamentos sofisticados já foram licitados e estão para chegar ao máximo em 60 dias, como um microscópio neurocirúrgico, um arco em C para cirurgias complexas de ortopedia, cirurgia geral, urológica, vascular e neurológica. Esse aparelho (Arco em C) permitirá a realização de arteriografia digital.

Estamos também estruturando um serviço de transplantes que começará com transplante de córnea depois de rins e fígado, um SVO (Serviço de verificação de óbitos). Todo esse investimento do governo Wagner, só no HCA, terá um custo de mais de 15 milhões de reais, entre reforma e equipamentos.

Estará, portanto, o governo Jaques Wagner, sob o comando do secretário Jorge Solla, reparando em tempo recorde, para Feira e região um dos maiores crimes cometido por governantes irresponsáveis que nos últimos 18 anos, usaram a saúde pública como moeda política o que resultou em um sucateamento jamais visto na história da Bahia.

Só não vê quem é cego pela paixão política equivocada, só não ouve quem é surdo pela conveniência e só não fala quem é mudo pela omissão.


POLO DA SAÚDE, OU REPARO A UM CRIME SOCIAL? POLO DA SAÚDE, OU REPARO A UM CRIME SOCIAL? Reviewed by Eduardo Leite on 6/19/2008 01:38:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.