FALTA DE COMPROMISSO, COMPETÊNCIA OU DE RESPONSABILIDADE ?

Foto Revista Atual.

Na última quarta feira houve retenção de ambulâncias no pátio do Hospital Clériston Andrade.
As rádios, a TV Subaé e os jornais divulgaram com destaque essa lamentável ocorrência.

A todas as conclusões da imprensa e da população em geral é muito importante que se esclareça de que estas ambulâncias ficaram retidas não por falta da equipe de saúde que presta serviços no HCA ou de material.

Esse engarrafamento de ambulância se deu e continuará a existir única e exclusivamente por falta de gerenciamento, planejamento e boa vontade da prefeitura Municipal de Feira de Santana.

É a Prefeitura Municipal de Feira de Santana a responsável pela saúde pública de Feira e de mais 80 cidades pactuadas com a municipalização da saúde para essa região.

O HCA é um hospital estadual que presta serviços de emergência mediante verba federal via Prefeitura de Feira de Santana.

Cabe, portanto, à Prefeitura de Feira disponibilizar a essa região o atendimento público para esse fim, no caso em questão, nos casos de emergência de média e alta complexidade.

Responde, a Secretária da Doença de Feira, de que a maioria dos atendimentos prestados pelo HCA é dos municípios vizinhos, não é verdade.

E, se caso fosse, seria também obrigação da Prefeitura de Feira atender a esses casos, afinal, a municipalização com os mais de 80 municípios da região pagam à PMFS por esse atendimento.

Como se não bastasse essa evidência, as ambulâncias retidas no pátio do HCA eram do SAMU-FS, portanto, eram de Feira e não de outras cidades não pactuadas.

Ter um único hospital para atender a mais de um milhão de habitantes se não for irresponsabilidade é incompetência aliada à falta de compromisso e respeito aos seus munícipes.

Uma saída de imediato seria o aumento de internamento no Hospital Dom Pedro e outras clínicas conveniadas ao SUS pela Prefeitura de Feira.
As policlínicas só têm um único médico de plantão e são mal estruturadas, deveriam ter dois clínicos e dois pediatras de plantão 24 hs.
Os postos de saúde se funcionassem bem desafogariam muito não só as policlínicas como também o HCA.
A Secretaria de Saúde do Estado tentou ajudar ao Hospital Dom Pedro com verba Federal, mas o senhor prefeito não permitiu.

Perdeu o HDPA, Feira e Região, para a absurda incoerência e irresponsabilidade do senhor prefeito de Feira de Santana.

Culpar o Governo Estadual via Hospital Clériston por esse déficit é típico dos políticos que na realidade só abraçam a carreira pública para ter o poder público desviado a outros interesses.

Eduardo Leite

FALTA DE COMPROMISSO, COMPETÊNCIA OU DE RESPONSABILIDADE ? FALTA DE COMPROMISSO, COMPETÊNCIA OU DE RESPONSABILIDADE ? Reviewed by Eduardo Leite on 5/02/2008 06:04:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.