DEMAGOGIA NÃO MELHORA ASSISTÊNCIA MÉDICA

DEMAGOGIA NÃO MELHORA ASSISTENCIA MÉDICA



A ultima medida do Dr. Humberto Costa ,determinando que toda parturiente atendida pelo falido SUS tenha direito a presença de um acompanhante é descabida,insensata e impraticável .

Seria muito bom que toda paciente pudesse contar com um acompanhante quando internada e não quando submetida a um ato médico como por exemplo num parto normal ou cirúrgico.

Essa idéia de parto com a presença do marido foi introduzida em paises de primeiro mundo e mesmo assim obedecendo a critérios que, vão desde o relacionamento do médico com o acompanhante para que se possa estabelecer uma relação de confiança mútua.

Nestes paises quando é permitida a presença do marido na sala de procedimento médico o marido,anteriormente, participa de aulas e grupos de apoio às parturientes.

Nestes paises geralmente o médico que faz o parto é o mesmo que acompanha a sua paciente no pré-natal,aqui, é o médico plantonista que não conhece a paciente e muito menos o esposo .

Permitir por decreto de lei que pessoas despreparadas possam assistir um procedimento médico poderá trazer sérios problemas como desmaios,interferência na conduta médica,troca de ofensas ,agressões físicas e muito mais,além destes fatores,acomodar homens em enfermaria feminina é complicado.

Como diria o saudoso Stangislau Ponte Preta,pode dar um samba do crioulo doido.

É lamentável que um Ministro da Saúde em vez de adotar medidas técnicas que venham a melhorar o caótico sistema SUS ,siga sugestões de técnicos despreparados ou assessores ligados a agencias de publicidade.

Eduardo Leite 15-04-2005-04-05
eduardoleite@gastroajuda.com.br
www.gastroajuda.com.br
DEMAGOGIA NÃO MELHORA ASSISTÊNCIA MÉDICA DEMAGOGIA NÃO MELHORA ASSISTÊNCIA MÉDICA Reviewed by Eduardo Leite on 9/07/2005 11:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.