ATIVAR AGORA O HDPA, O ERRO DA PRECIPITAÇÃO


É um grosseiro erro reativar a emergência do Hospital Dom Pedro de Alcântara como quer o Prefeito e Interventor, José Ronaldo.

Nos últimos 30 anos o HDPA vem em constante declínio nas gestões dos seus últimos Provedores, a saber; Dr. Augusto Matias, Faustino Silva, José Ronaldo, Dr. Walter Oliveira e Dr. José Mendes Neto.

Ao longo destes quase 30 anos não houve por parte destes Provedores uma preocupação com o futuro deste importantíssimo hospital no que diz respeito ao ponto vital de qualquer empresa: modernidade, atualização e crescimento na captação de recursos.

Nos anos 70 o INSS era razoável em relação à remuneração dos serviços hospitalares, a medicina não era tão servida com tanta tecnologia de ponta, não havia UTI, meios de diagnósticos caros, a legislação trabalhista ainda era suportável para as empresas, em fim, os custos eram menores e não havia concorrência além te ter o hospital, considerável faturamento de pacientes particulares quando a política deixava.

De 1980 a realidade passou a ser outra, a medicina começou a contar com ultra-som, tomografia, UTI e as exigências trabalhistas cresceram bastante exigindo dos hospitais custos mais elevados.

Paralelamente a estas mudanças o INSS passa a SUS e os pagamentos cada vez mais defasados aliados à concorrência da rede privada que não parou no tempo e se modernizou exercendo ao HDPA uma concorrência que antes não existia.

O HDPA tem que se modernizar na sua totalidade, ampliando o número de leitos, reformando os apartamentos e captando outras fontes de receita com convênios com seguradoras de saúde, tornar-se competitivo com a rede privada, ou seja, o HDPA não pode ficar dependente em 100% com o SUS como querem seus interventores.

Será suicídio anunciado reabrir a emergência e depois disponibilizar os outros serviços ao SUS.

Lamentavelmente, enxergamos dois graves motivos que estão atrás desta descabida medida precipitada e totalmente equivocada.

Primeiro motivo: interesse eleitoreiro, está próximo de eleições para governador e a assistência médica municipal é ineficiente, maquiada com números que não dizem a verdade e, sabidamente de péssima qualidade.

Boas idéias como o PSF estão indo por água abaixo por falta de um treinamento e elaboração de um gerenciamento eficiente.

O segundo e tão grave motivo: é o interesse de grupos de médicos ávidos em obter lucro no moderno serviço de alta complexidade que foi implantado pelo único Provedor que pensou em modernizar o HDPA, mas, errou em não ver que não podia manter uma empresa sem pagar aos seus funcionários.

E, foram esses funcionários que serviram de boi de piranha para que o Ministério Público interviesse de maneira discutível na Santa Casa e nomeando o Prefeito José Ronaldo como Interventor Provedor.

Agora, querem os interventores que os funcionários voltem a trabalhar com a promessa de receberem os seus salários atrasados em muitos casos em mais de doze meses.

Re-inaugurar qualquer hospital é muito fácil manter é que são elas, principalmente quando este hospital vai depender só do SUS, de leilões de caridade e mídia iludida.

Se o Governador Paulo Souto e seu grupo político realmente estivessem interessados em servir à comunidade que tanto lhes retribuiram.Porque não ajudou o único provedor que não se pendeu pela política e que fez o único plano consistente de revitalizar ao HDPA fosse concluído?Porque deixou que faltassem recursos para manter vivo este tão importante Hospital?

Porque agora há recursos?Porque agora há tantos políticos interessados em ``ajudar´´o HDPA? Porque agora há um forte grupo médico muito bem relacionado a um ex-governador, com tanta ``boa vontade´´ de administrar a lucrativa alta complexidade?

Não sou futurólogo, mas digo, o que vai acontecer com o HDPA: será inaugurado com pompas e foguetório, não será concorrente da rede privada, vai depender só do SUS e com certeza disputara com o Hospital Clériston Andrade qual prestará pior serviço se é que é possível ser pior do que o Clériston Andrade.

Depois das eleições o HDPA será devolvido à Santa Casa com contratos que amarram a única parte boa do atendimento SUS que é a alta complexidade aos grupos de médicos que serão beneficiados em quando sobreviver o HDPA.

Bem, e os funcionários?Estes terão a dor da realidade de que na atual conjuntura política e social a parte mais fraca continuara mais fraca e sempre explorada pelos poderosos.
ATIVAR AGORA O HDPA, O ERRO DA PRECIPITAÇÃO ATIVAR AGORA O HDPA, O ERRO DA PRECIPITAÇÃO Reviewed by Eduardo Leite on 9/07/2005 10:48:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.