O SUS QUE APODRECE



O SUS QUE APODRECE





Temos o mais bem elaborado Sistema de Saúde Pública , o SUS,no entanto vivemos um caos na assistência médica. Perguntamos: por que em 8 anos do governo FHC não tivemos melhorias substanciais na saúde pública? Da mesma maneira que nos 14 anos dos governos Lula e Dilma?



Aqui na Bahia,nos quase 40 anos da era carlista o que de efetivo foi feito? Nos governos Jaques Wagner e Rui Costa o caos só piora, mesmo, com tantos investimentos alocados à saúde, por qual motivo ? Incompetência? Corrupção?



Volto a escrever sobre o tema após saber do infortúnio de mais essa vítima da Mistanasia,vou chamá-la de Dona Maria das Vítimas. Trata-se de uma anciã, diabética e hipertensa, moradora em Baixa Grande, cidade próxima a Ipirá e distante de Salvador em aproximadamente 220 km.



Um caso simples de pé diabético que, se tivesse oportunidade de contar com um eficiente PSF- Programa de Saúde Familiar, na sua própria cidade,talvez não chegasse a esse estágio, ou ter resolvido a amputação na cidade mais próxima , Ipirá, não teria passado por tanto sofrimento além da humilhação que abraçou a seus filhos e amigos solidários.



Nem por Feira de Santana passou, sabedores da precariedade do super lotado Hospital Geral Clériston Andrade, seguiram à capital. Chegando a Salvador, 16/6, depois da peregrinação humilhante por hospitais que teriam que resolver o seu grave problema, onde só soube receber os nãos, frutos da falência estatal.



Salva pelas almas piedosa e dignas dos profissionais de uma Policlínica que buscaram em grupos de saúde via WhatsApp a solução para essa pobre vítima social. Foi no Hospital Santo Antônio das Obras assistenciais da irmã Dulce a salvadora acolhida no dia 19/9.



A cada dia, em todo Brasil, centenas de pessoas diabéticas são submetidas à amputação por falta de uma assistência ambulatorial eficiente. Mais de 80 % desses pacientes evitariam essas amputações se seguissem as orientações médicas de um serviço público efetivo.

Sem sombra de dúvidas os desvios do erário contribuem substancialmente para esse caos na saúde pública. Isso sim, que, é  desumano, e não prender um ex-ministro investigado por corrupção   por que sua esposa, lamentavelmente, convalesça de um câncer há mais de dois anos e esteja num hospital fazendo uma cirurgia ou uma endoscopia.



O SUS é, sem dúvidas, um excelente plano de assistência médica pública, os gestores ,na sua grande maioria , é que são podres, e o povo omisso.



Eduardo Leite

eduardoleite.blogspot.com
O SUS QUE APODRECE O SUS QUE APODRECE Reviewed by Eduardo Leite on 9/22/2016 11:38:00 AM Rating: 5

Um comentário:

Unknown disse...

Que horror! Esse blog é péssima postura e de extremo mau gosto. Vai estudar!

Tecnologia do Blogger.