TERCEIRIZADAS. SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

A burocracia pública foi amplificada nos anos 70 pelo regime militar para combater a corrupção e evitar uso político através de contratações e perseguições do servidor público, dentre outras proteções ao uso da máquina estatal.

A contratação do funcionário público quer municipal, estadual ou federal passou a ser através de concurso público. A cada nova medida para evitar o fisiologismo e a corrupção,os gestores e legisladores inventavam novas saídas para driblar as amarras burocráticas.

Não demorou muito e os cargos ditos de confiança foram criados a cada nova legislatura. Dessa maneira muitas contratações foram efetivas sem necessidade de concursos. No nosso Estado algumas dessas contratações são pelo regime REDA-Regime Especial de Direito Administrativo e os tais aditivos para os cargos de confiança-DAI. Sistema esse que era bastante criticado pelo PT,os partidos ditos de esquerda e de oposição aos governos carlistas - PFL-DEM.

Depois de governo, o PT baiano,passou a usar e abusar dessa prática além de substituir cada vez mais os servidores públicos por funcionários de firmas terceirizadas nas diversas secretarias.

Mas, é na Secretaria da Saúde onde reinam as firmas terceirizadas , os REDA, as falsas Cooperativas Médicas e contratações de hospitais,clínicas e laboratórios para prestarem serviços que antes eram prestados pelo próprio Estado. Se esses servidores tivessem seus direitos trabalhistas preservados e não houvesse desvios de recursos através de superfaturamento,como já foi denunciado pela imprensa e pelo próprio MPE, essas alternativas seriam bem vindas .

No terceiro mandato de ACM ,por exemplo, os serviços de ortopedia do estado praticamente deixaram de existir e passaram a ser explorados pelas diversas clínicas e hospitais de ortopedia privados.Este fato resultou até numa CPI do SUS em 2001 a 2002 pelo fato ´´ inusitado `` de que na Bahia foram realizados mais serviços privados pelo SUS do que no estado de são Paulo.À época, era secretário de saúde,o atual vice –governador da Bahia-recentemente empossado.Ferrenho carlista que petizou de unhas e mãos .

Na realidade, os governos a título de agilizar a máquina estatal, usam desses mecanismos para o emprego da mais desavergonhada politicagem e desvios do erário.Em andamento pelo MPF e PF a operação Jaleco Branco que desvendou a máfia das licitações da SESAB. Máfia essa que pelas evidencias explícitas continua a funcionar no atual governo.

Esperamos que o MPF e a PF junto ao TCE e MPE possam eliminar esses senhores do mal e que a saúde pública no nosso Estado possa sair desse lamentável caos que prejudica a maioria significativa de baianos.

Eduardo Leite

gastroajuda@hotmail.com

Dedico esse artigo ao meu amigo Damário Dacruz, Poeta maior que é imortalizado pela grandiosidade dos seus poemas e principalmente pelo seu caráter e preocupação com as vítimas da injustiça social .

Todo risco

A possibilidade de arriscar
É que nos faz homens
Vôo perfeito
no espaço que criamos
Ninguém decide
sobre os passos que evitamos
Certeza
de que não somos pássaros
e que voamos
Tristeza
de que não vamos
por medo dos caminhos.

Damário da Cruz

TERCEIRIZADAS. SOLUÇÃO OU PROBLEMA? TERCEIRIZADAS. SOLUÇÃO OU PROBLEMA? Reviewed by Eduardo Leite on 12/19/2010 11:43:00 AM Rating: 5

3 comentários:

Anônimo disse...

É confortante saber e principalmente conhecer pessoas como Dr Eduardo, compromissada e honrada pois no mundo em que vivemos nos deparamos constantemente com ambiciosos que visam apenas seus interesses, desprezando ou explorando os demais. E este homem é um ícone no que se refere a dignidade, qualidade cada vez mais rara nos tempos atuais, principalmente na área da saúde, onde sabemos que impera a corrupção , e ele corajosamente enfrenta a corja destemidamente, suas publicações nos mostram o quanto de verdade está oculta nos bastidores da realidade da saúde em nosso país e em especial na nossa cidade.
Porém, apesar dessas qualidades citadas ele também possui outras que tive o prazer de conhecer, apesar do momento ser difícil para mim, hoje faz exatamente um mês que por pouco não perdi minha filha devido um acidente de moto, onde teve três costelas quebradas, perfuração de pulmão e rompimento de basso e, este Anjo juntamente com Dr. Ducas resgataram a vida dela, hoje ela completa 22 anos de idade, e também um mês de vida pois, ela renasceu graças a eficiência destes homens. Seremos eternamente gratas a vocês, que Deus nosso Pai lhes cubra com suas asas lhes defendendo de todo o mal.E que você Eduardo continuei este propósito de honestidade e honra que você possui. Grata por tudo.

Nilson Barcelli disse...

O poder corrompe mesmo os que antes pensavam em não usar processos "expeditos" para governar.
Esse tipo de nomeações para lugares de confiança também são usadas deste lado do Atlântico. Todos criticam, mas quando assumem o poder mudam de opinião.
Mas o grande problema está na cultura das pessoas. Enquanto elas não trabalharem como verdadeiros profissionais, esquecendo a simpatia partidária, não acabamos com essas nomeações sem concurso. Aqui e aí...
Mais um excelente post, Continua... água mole em pedra dura, tanto dá até que fura...
Caro amigo, desejo que tenha um Natal muito feliz, na companhia dos que mais ama.
Um abraço.

S. Outono disse...

Desejo um 2011 repleto de realizações, amores, conquistas e muitos sonhos. O que de melhor existir é o que te desejo sinceramente todos os dias do ano.
Beijos e folhas,
Simplesmente Outono.

Tecnologia do Blogger.