ANTIBIÓTICO, SÓ COM RECEITA.



Agora é lei. A venda de antibiótico só com receita médica. Essa acertada medida e tardia regulamentação federal passa a vigorar . O uso indiscriminado de antibiótico traz mais malefícios do que benefícios à população.

É a resistência bacteriana, esta, resultante do uso indevido dos antibióticos, o principal malefício do uso indiscriminado e/ou indevido desses antimicrobianos. Muitos casos de viroses e diarréia são tratados equivocadamente com antibióticos resultando num tratamento inócuo além de diminuir a própria resistência imunológica de cada individuo.

A indústria farmacêutica, reage ameaçando com liminar na justiça contra essa determinação, alegando ´´preocupação`` com a população, que teria dificuldade de acesso aos médicos para prescreverem esses medicamentos, ao tempo em que afirmam de maneira desavergonhada, de que a preocupação não é devida à estimativa de diminuição em 50% da venda dos antibióticos...

Ceder a essa medida é retroceder. E, o acertado é estender a essa norma que os anti-inflamatórios não esteróides,como por exemplo: Diclofenaco Potássico, também sejam vendidos mediante receita médica. Estes medicamentos usados de forma indevida são responsáveis por casos de hemorragia digestiva, insuficiência renal e até insuficiência hepática.

A auto medicação deve ser cada vez mais combatida e as autoridades de saúde devem investir na conscientização de que nem sempre o melhor remédio para algumas doenças está no uso de algum medicamento. Os médicos também devem rever algumas das suas condutas ao prescreverem antibióticos e/ou outros medicamentos em casos duvidosos.Estima-se que nos EUA 80% dos antibióticos prescritos pelos médicos são indevidos e desnecessários...

Medidas preventivas,hidratação,repouso, alimentação adequada e equilíbrio emocional são os maiores aliados do nosso sistema de defesa ,o sistema imunológico.

De parabéns a todos os idealizadores desse bem vindo projeto.

Eduardo Leite

gastroajuda@hotmail.com

ANTIBIÓTICO, SÓ COM RECEITA. ANTIBIÓTICO, SÓ COM RECEITA. Reviewed by Eduardo Leite on 11/28/2010 07:28:00 PM Rating: 5

2 comentários:

Miguel disse...

Apelo ao Voto em Branco...

Para acabar com as politiquices...

www.petiweb.org

Votem e Divulguem...

Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe disse...

Olá Eduardo,
Cheguei até aqui através do blog do Zeca. Faço parte de um grupo de Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe.
Estamos começando nosso blog. Gostaria da sua permissão para copiar algumas matérias que possam interessar ao nosso Blog.
Desde já agradeço.
Giovana

Tecnologia do Blogger.