DR. FERNANDO FILGUEIRAS. O EXEMPLO!


Acabo de saber do falecimento de um dos mais brilhantes cirurgiões do Brasil. Aos 90 anos, Dr. Fernando Filgueiras, encerrou a sua brilhante trajetória aqui entre nós, no dia 17.

Desde pequeno ouvia falar sobre este ilustre colega. Dr. Filgueiras era notabilizado por todos pela sua expertise em cirurgia geral e ortopedia, especialidade essa, que lecionava.

Com vasta clientela privada pouco se importava com honorários, morreu modestamente e poderia ter amealhado honestamente e sem ganância considerável fortuna.
Por ter operado a minha mãe e meu irmão acabei me aproximando do Dr. Fernando.

Em sua casa e no hospital Espanhol batemos longos papos e trocamos muitas idéias sobre cirurgia geral e medicina de modo geral.
Tinha em sua casa uma vasta biblioteca com livros em espanhol, inglês e francês. Sabia onde os mais importantes tratados de medicina estavam localizados nas suas abarrotadas estantes.

Dr. Filgueiras era um exemplo de dedicação profissional e amor aos seus pacientes.
Tive oportunidade de vê-lo operar. Era realmente um Mestre, tinha a destreza e elegância dos grandes Mestres da Escola de Cirurgia Francesa. Ele posicionava o paciente na mesa de cirurgia, apesar de contar com excelentes médicos na sua equipe, ele mesmo iniciava a cirurgia e fazia o curativo da incisão cirúrgica. Era meticuloso no ato cirúrgico e extremamente carinhosos com os seus pacientes.

Dr. Fernando Filgueiras não morreu no dia 17 de fevereiro de 2010. Dr. Fernando Filgueiras cumpriu a sua brilhante trajetória como médico e cidadão aqui na terra até esta data. Seu exemplo continuará vivo pela eternidade.

Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
DR. FERNANDO FILGUEIRAS. O EXEMPLO! DR. FERNANDO FILGUEIRAS.  O EXEMPLO! Reviewed by Eduardo Leite on 2/20/2010 09:02:00 AM Rating: 5

2 comentários:

Simplesmente Outono disse...

Depois de muito tempo, eis-me aqui e lá também. Será que ainda lembra-se de mim? Finalmente o sistema de comentários voltou a funcionar. Espero que goste do que acabei de publicar.
Com o mesmo carinho de sempre, folhas secas deste Outono.

Simplesmente Outono disse...

Meu paradoxo, muito prazer...

Sorrisos e lágrimas, algumas vezes ao mesmo tempo.
Superações e mágoas andaram de mãos dadas em sua maioria.
Desafios e surpresas nem sempre superados e tão agradáveis assim.
Infinitas dúvidas e certezas, uma perfeita e delicada simbiose.
Um pedido: que os melhores sentimentos simplesmente permaneçam onde estão.

Simplesmente Outono.

Tecnologia do Blogger.