PROPAGANDA NÃO. COMPETÊNCIA, SEMPRE.

O sentimento negativo não faz bem, por ser de decepção, de repúdio, de raiva e frustação. Faço tudo para não escrever tendo esses sentimentos rodeando os meus pensamentos. Mas como evitá-los? Omiti-los? Sintir-me-ia insignificante, covarde e o que é pior, conivente.
.
Refiro-me a dois fatos que me perturbaram durante toda essa semana, referentes ao caos que continua a reinar na saúde pública do nosso Estado.

Primeiro foi a nota do jovem e talentoso repórter, Rafael Velame, a respeito do Hospital de Santo Antônio de Jesus, recentemente, inaugurado com pompas e foguetório – prática essa em véspera de eleições típicas do PFL .

``Inaugura mas não funciona`` , era a manchete do texto do citado jornalista, http://www.blogdovelame.com/post.asp?id=852

Verdade. Inauguraram o hospital que não funciona como anunciado. Planejamento típico dos gestores inconseqüentes, irresponsáveis e merecedores do repúdio de toda a nossa Bahia de todos os Santos e uns tantos malandros.

Dizer que não funciona por falta de médicos é mentira. Temos médicos em condições de tocar não só esse hospital como 10 desses que sejam construídos.

Esse Hospital de SAJ-estadual-, assim como o Hospital da Criança de Feira- municipal-, foram construídos para enganar o povo carente que, nos 40 anos de carlismo, comeu o pão que ACM e seu grupo amassaram. Agora, continuam a comer o pão que o PT amassa e, da mesma maneira midiática do PFL/DEM, tenda passar goela abaixo.

O segundo fato que me irritou foi ao ver o noticiário da TV Subaé, a respeito da quebra do tomógrafo do Clériston e que o mesmo não terá concerto. Um hospital como o HCA nunca poderia contar com um único tomógrafo, por isso, quando diretor solicitei a compra de dois. Também solicitei a substituição dos aparelhos de RX e a compra de mais seis aparelhos portáteis.Caso os aparelhos de RX venham a quebrar a situação vai ficar insustentável .

Se uma reforma e ampliação da cozinha levaram três anos para ser concluída, imagina-se que a ampliação da sala de tomografia e montagem do novo tomógrafo deverá vai levar outros três anos.

Pior, muito pior seria se o Deputado Colbert Martins não tivesse a sensibilidade de atender a meu pedido- quando era diretor do HCA- de dotar verba federal para comprar esse novo tomógrafo que encontra-se encaixotado num dos corredores do Clériston.

Tenho certeza absoluta que se o custo de todas as placas alusivas às construções a que o governo Wagner é obrigado a executar , fosse aplicado na ampliação da sala de tomografia do HCA , sobraria dinheiro.

A experiência como diretor do Clériston me deu muitas alegrias e uma grande tristeza. De tudo que mais me entusiasmou como diretor desse importante e estratégico Hospital foi provar que , com competência, determinação e planejamento pode-se ter uma saúde pública digna, eficiente e honesta.
.
A minha maior tristeza foi saber que a incompetência, a irresponsabilidade, a falta de compromisso político e a prática da corrupção, não são características só dos pflistas/democratas. Partido político que gerou muitos gestores no passado e que foram os responsáveis pelo o caos na saúde pública e que os atuais gestores petistas mostram-se competentes aprendizes.
.
Eduardo Leite

PROPAGANDA NÃO. COMPETÊNCIA, SEMPRE. PROPAGANDA NÃO. COMPETÊNCIA, SEMPRE. Reviewed by Eduardo Leite on 1/22/2010 08:16:00 PM Rating: 5

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr. Eduardo,

Recomendo que faça uma visita ao Hospital Clésriston Andrade para assistir pacientes em macas nos corredores, pacientes recebendo soro em cadeiras, odor desagradável em todas as enfermarias, descaso e falta de respeito pelas autoridades públicas. O atendimento é sumário e simplório. Um paciente com 81 anos deu entrada ontem no hospital com isquemia cerebral (confirmado), e recebeu alta hoje após fazer um ÚNICO exame (Tomografia Computadorizada), sem fazer os demais exames necessários, tais como Ecocardiograma com Doppler e outros exames complementares para definir um diagnóstico preciso. Realmente uma VERGONHA NACIONAL. Como fica a Lei que protege o idoso? E a consciencia dos que dão alta ao paciente com risco de vida do mesmo? E essa Bahia de Todos Nós? De nós ou deles?
Cordiais Saudações,

Netto

www.eduardoleite.blogspot.com disse...

Netto.

Saúde e esperança, sempre.

A falência do SUS é o resultado de vários fatores, dentre ele destacamos a falta de investimento no atendimento ambulatorial, no saneamento básico, de planejamento, combate à corrupção,pela interferência política e o combate à corrupção.Outro fator que considero importante é a falta de padronização de condutas médicas.Esses assuntos estarei abordando no meu próximo livro, POLÍTICA E CORRUPÇÃO NA SAÚDE -PARTE I. A sociedade também deve participar exigindo os seus direitos. Agradecemos o seu comentário.

Francklin Sá disse...

Eduardo,
Parabenizo pelo artigo. O importante é que continuemos a denunciar sem temer. Independente quem está no Poder, este deve ter compromisso com a verdade e deve ser competente o suficiente para fazer os serviços públicos funcionarem principalmente para os mais necessitados.
Quanto ao modp petista de governar na Bahia eue sempre falei que era uma continuação do carlismo, pois a estrutura foi mantida.
Continue assim.
Francklin Sá

Tecnologia do Blogger.