CACHOEIRA PATRIMÔNIO NACIONAL


Sempre gostei de passear por Cachoeira , ora de moto ou de carro, fica a 50 kms de Feira, é um grande programa. Há bons restaurantes onde se pode comer um Robalho ao molho de camarão ou a famosa Maniçoba. Visitar a Fundação Danneman em São Félix é uma obrigação.

O que essa fundação faz pelas Artes Pláticas é digno de um eterno agradecimento Nacional. A Bienal do Recôncavo, bancada por essa Fundação é de um valor inestimável. . Também conhecer o Museu Hansen Bahia é outra grande opção.

A Bahia acolheu esse grande artista, e ele e sua esposa, retribuiram substancialmente como grandes incentivadores da xilogravura e das artes plástica como um todo.

Quem também faz muito pela cultura de Cachoeira e São Félix é o grande poeta, fotógrafo internacional e reconhecido publicitário, Damário Dacruz.

.As fotos seguintes são do Pouso da Palavra, que pertece a este grande mecenas da cultura do recôncavo baiano. Se já gostava de Cachoeira, conhecendo Damário, passei a gostar mais ainda.

.Cachoeira, deve muito a esse louco-sonhador-poeta-agitador cultural , fotógrafo e grande alma que é o Damário Dacruz.

.No Pouso da Palavra, misto de galeria de arte, atelier, point de intelectuais de fardão e da cultura popular da região, loja de fotos, camisetas, livraria, artesanato local, antiquário, Pub, espaço para saraus de música clássica e popular( é proibido pagode e axé), recitais de poesia e sua casa no andar superior, das sextas a domingos.
.
Na realidade, o Pouso da Palavra, é uma fortificação erguida por um poeta sonhador aguerrido, que sonha alto, espalhando seus versos, tirando fotos dos seus sonhos , desejos e apelos por um mundo mais justo, culto e solidário para todos.
.
Damário, é um místico, filho de Ogum , ´´guerrilheiro subversivo ``cujas armas são seus versos e suas fotos que encantam aos que valorizam serem encantados pelos versos dos poetas.

As outras fotos foram tiradas no interior do Pouso da Palavra e de algumas construções recuperadas pelo poder público e privado.

Como podemos ver há muitas casas a serem restauradas e muito por fazer nestas duas cidades, Cachoeira e São Félix, só a ponte construída por Dom Pedro II, valeria melhor atenção e tornar-se o símbolo da preservação do nosso patrimônio histórico.

Disponibilizar essas cidades de uma melhor infra estrutura turística, não é nenhum favor, é uma questão de visão e prioridade nacional.

Incentivando o pequeno agricultor, o setor hoteleiro, os pequenos comerciantes , os artesãos , o ensino técnico e universidade de qualidade, já seria um grande começo, para ser outra fonte de renda que com o turismo manteriam este patrimônio nacional, sem necessidade de verbas a fundo perdido.

Mãos à obra senhores governantes, os senhores foram eleitos e estão sendo muito bem pagos, para fazer e acontecer em prol da comunidade e não para apenas aparecerem, enriquecerem e serem esquecidos por causa da incompetência administrativa, se este for o caso.

Eduardo Leite

www.twitter.com/gastroajuda

gastroajuda@hotmail.com

Click na foto escolhida para ampliar.

































A possibilidade

de arriscar

é que nos faz homens.

Vôo perfeito

no espaço que criamos.

Ninguém decide

sobre os passos que evitamos.

Certeza

de que não somos pássaros

e que voamos.

Tristeza

de que não vamos

por medo dos caminhos.


(In Todo risco, de Damário da Cruz)







CACHOEIRA PATRIMÔNIO NACIONAL CACHOEIRA PATRIMÔNIO NACIONAL Reviewed by Eduardo Leite on 8/09/2009 06:31:00 PM Rating: 5

2 comentários:

Blog do Kuelho disse...

Opa, dando um pulinho aquí pra elogiar o texto sobre Gentilli, fiz reprodução linkada lá no blog.



Veja como ficou a matéria aquí:http://robertokuelho.blogspot.com/2009/08/danilo-gentili-do-cqc-e-sua-mancada.html

Grande abraço.
Roberto Kuelho
www.blogdokuelho.com.br

Nadedja disse...

Lindas fotos.Fiquei sensibilizada da mesma forma que fiquei quando estive há pouco tempo em Fortaleza,minha terra natal,em sua parte mais antiga.Creio que como vocè,pagode e axé,são apenas barulho e chatice e que só ferem aos ouvidos mais sensíveis.

Tecnologia do Blogger.