Sempre gostei de passear por Cachoeira , ora de moto ou de carro, fica a 50 kms de Feira, é um grande programa. Há bons restaurantes onde se pode comer um Robalho ao molho de camarão ou a famosa Maniçoba. Visitar a Fundação Danneman em São Félix é uma obrigação.
O que essa fundação faz pelas Artes Pláticas é digno de um eterno agradecimento Nacional. A Bienal do Recôncavo, bancada por essa Fundação é de um valor inestimável. . Também conhecer o Museu Hansen Bahia é outra grande opção.
A Bahia acolheu esse grande artista, e ele e sua esposa, retribuiram substancialmente como grandes incentivadores da xilogravura e das artes plástica como um todo.
Quem também faz muito pela cultura de Cachoeira e São Félix é o grande poeta, fotógrafo internacional e reconhecido publicitário, Damário Dacruz.
.As fotos seguintes são do Pouso da Palavra, que pertece a este grande mecenas da cultura do recôncavo baiano. Se já gostava de Cachoeira, conhecendo Damário, passei a gostar mais ainda.
.Cachoeira, deve muito a esse louco-sonhador-poeta-agitador cultural , fotógrafo e grande alma que é o Damário Dacruz.
.No Pouso da Palavra, misto de galeria de arte, atelier, point de intelectuais de fardão e da cultura popular da região, loja de fotos, camisetas, livraria, artesanato local, antiquário, Pub, espaço para saraus de música clássica e popular( é proibido pagode e axé), recitais de poesia e sua casa no andar superior, das sextas a domingos.
.
Na realidade, o Pouso da Palavra, é uma fortificação erguida por um poeta sonhador aguerrido, que sonha alto, espalhando seus versos, tirando fotos dos seus sonhos , desejos e apelos por um mundo mais justo, culto e solidário para todos.
.
Damário, é um místico, filho de Ogum , ´´guerrilheiro subversivo ``cujas armas são seus versos e suas fotos que encantam aos que valorizam serem encantados pelos versos dos poetas.
As outras fotos foram tiradas no interior do Pouso da Palavra e de algumas construções recuperadas pelo poder público e privado.
Como podemos ver há muitas casas a serem restauradas e muito por fazer nestas duas cidades, Cachoeira e São Félix, só a ponte construída por Dom Pedro II, valeria melhor atenção e tornar-se o símbolo da preservação do nosso patrimônio histórico.
Disponibilizar essas cidades de uma melhor infra estrutura turística, não é nenhum favor, é uma questão de visão e prioridade nacional.
Incentivando o pequeno agricultor, o setor hoteleiro, os pequenos comerciantes , os artesãos , o ensino técnico e universidade de qualidade, já seria um grande começo, para ser outra fonte de renda que com o turismo manteriam este patrimônio nacional, sem necessidade de verbas a fundo perdido.
Mãos à obra senhores governantes, os senhores foram eleitos e estão sendo muito bem pagos, para fazer e acontecer em prol da comunidade e não para apenas aparecerem, enriquecerem e serem esquecidos por causa da incompetência administrativa, se este for o caso.
Eduardo Leite
Click na foto escolhida para ampliar.
2 comentários:
Opa, dando um pulinho aquí pra elogiar o texto sobre Gentilli, fiz reprodução linkada lá no blog.
Veja como ficou a matéria aquí:http://robertokuelho.blogspot.com/2009/08/danilo-gentili-do-cqc-e-sua-mancada.html
Grande abraço.
Roberto Kuelho
www.blogdokuelho.com.br
Lindas fotos.Fiquei sensibilizada da mesma forma que fiquei quando estive há pouco tempo em Fortaleza,minha terra natal,em sua parte mais antiga.Creio que como vocè,pagode e axé,são apenas barulho e chatice e que só ferem aos ouvidos mais sensíveis.
Postar um comentário