INCOMPETÊNCIA OU TRAIÇÃO ?


Passados mais de três meses do tão esperado governo Wagner, infelizmente, saímos da euforia, pela bendita derrota do desgoverno do PFL, agora Democratas (?), e passamos a sentir o gosto amargo de uma ressaca que se faz acompanhada pela incompetência ou traição.

Refiro-me em especial a estas duas importantíssimas secretarias: a da Educação e da Saúde.

Ambas, necessitando de uma reestruturação significativa. O primeiro sinal de incompetência ou traição do atual governo é seguir a detestável e inconseqüente prática do PFL de nomear para cargos de chefias, profissionais cujo perfil é eminentemente político ou fisiologista.

Um simples exemplo em relação à secretaria de Educação que nomeia para diretoria das escolas professores ligados às correntes partidárias das coligações políticas. Desconsiderando a vontade dos professores e dos alunos e pais das referidas escolas.

A campanha salarial é prometida aos berros histéricos nos palanques de campanha e esquecida no conforto e nas mordomias dos luxuosos gabinetes e palácios.

O salário dos professores da rede básica, secundária e universitária de tão aviltantes, beira à irracionalidade de qualquer ser pensante.

A secretária de Saúde, nós surpreende ao vermos um técnico, Dr. Jorge Solla, de tão valoroso passado político e cujo currículo profissional nos encheu de esperança, priorizar transplantes e outros procedimentos de alta complexidade num estado falido no tocante a uma política de saúde tão corrupta onde faltam mais de mil e setecentos leitos de UTI.

Onde numa cidade como Feira de Santana não se pode operar uma próstata, um câncer de estômago ou tirar um simples RX de tórax pelo SUS, com facilidade, mas, ´´estranhamente``, pode-se, com facilidade, fazer uma tomografia computadorizada, uma cintilografia do miocárdio ou um caríssimo tratamento oncológico, algumas vezes discutível, pelo sistema SUS.

Os absurdos e o alto nível de inversão de prioridades da saúde pública na Bahia, nós faz crer, que existe por causa da sana insaciável dos corruptores do empresariado da medicina,com o apoio dos seus governantes, tão explicitamente constatado nestas falsas cooperativas, criadas para burlar o famigerado e corrupto sistema REDA.

Em relação aos gritos histéricos com punhos cerrados, olhos exoftálmicos que caracterizam os discursos e as promessas de campanhas contra este sistema REDA, contra estas falsas cooperativas e dos imorais salários dos servidores da saúde e outros servidores, os mesmos, já fazem parte do esquecimento e agora a triste realidade passada, infelizmente, é a mesma no atual governo.

Tão semelhante, apesar das falsas maquiagens que são feitas, como este disfarçado concurso para REDA, tentam encobrir o prometido e necessário concurso para contratação dos servidores da saúde.

A justa reposição salarial, negada, tem como desculpa a falta de recursos e os erros do governo anterior, falácia, idêntica a todo governante incompetente ou traidor.

A classe médica deve mostrar o mínimo de dignidade e repudiar estas e outras falsas cooperativas, exigir concurso para contratação efetiva aos quadros da secretaria da saúde, com um salário digno e uma política de saúde que venha melhorar a criminosa situação em que se encontra a saúde pública na Bahia.

Recursos sempre existem quando há competência voltada para as prioridades e zelo com o erário público.

Só para citar um exemplo: se a prefeitura joga mais de vinte milhões de reais no carnaval de Salvador e o Governador Wagner, já disse que os recursos do próximo carnaval serão maiores...

Menos recursos para festas e publicidade, já seria um bom começo para quem se diz competente e cumpridor dos princípios da ética e da moralidade, que todo homem público deve ter como condição sine qua non, no exercício das suas funções ou como simples cidadão.

Como diria Rubens Alves : ``Não há evidências para otimismo, mas há espaço para a esperança´´.

Eduardo Leite

eduardoleite@gastroajuda.com.br

www.gastroajuda.com.br


INCOMPETÊNCIA OU TRAIÇÃO ? INCOMPETÊNCIA OU TRAIÇÃO ? Reviewed by Eduardo Leite on 3/31/2007 03:17:00 PM Rating: 5

5 comentários:

Anônimo disse...

A AMA-FIX, uma associação de moradores do Conjunto Habitacional do Feira IX, idealizou um perfil de escola-cidadã, onde toda a comunidade escolar deveria ser participante e que o diretor deveria ser um carga da sua confiança e não da confiança de politicos fisiologistas. O dono dos cargos de diretor, que tá nomeando a torto e a direito sem nenhum critério que tenha como norte uma escola de qualidade.Não quis ouvir os membros desta comunidade.Nomeou quem ele quis para a escola estadual de nosso conjunto.

Anônimo disse...

Prezado Dr Eduardo Leite saudações. Sou estudante e venho por meio deste blog fazer minha sinceras críticas a alguns argumentos enumerados pelo senhor. O senhor fala de euforia, então pergunto eu, não seria euforia pra nao dizer delírio analisar uma gestão de um governo em infimos tres meses ??? Ainda mais contando-se que estes tres meses contam a saida das festas de final de ano e logo a entrada do carnaval. Tenho uma visão prezado Dr que nem tudo na vida são flores que o diria "o jogo" político, este discurso de militante de esquerda do PSOL é muito lindo, eu adoro meus pouquissimos amigos que falam coisas alem de mulher, carro e cachaça discursar sobre o socialismo, ou as demais ideias de Marx mais venhamos e convenhamos a vida em si é bem menos colorida, e a política então ...
É difícil para não dizer impossível um político por mais honesto que seja trabalhar no Brasil, sem realizar seus jogos políticos, seus pactos, suas nomeaçõs. E difícil para não dizer impossível passar um desengordurante e tirar DE UMA HORA PRA OUTRA toda a craca de vícios políticos e corrupção que enojam nosso congresso nacional, e o senhor homem letrado que sei que é, sabe que isso rola a muito tempo aí a décadas, a centenas de anos em nosso país. Mas ai de endurecer mas perder a ternura ( pra não dizer esperança jamais !! )
Sou o tipo de pessoa que crê que uma ação vale mais que 1000 palavras, fico ouvindo o discurso, como o senhor disse, inoperante de mesa de bar de figurões até profissionais liberais importantes da cidade que são amigos intimos meus, aquele blablabla, aquela historia linda de conto de fadas, aonde num passe de mágica transforma-se 500 ou mais anos de improbidade administrativa num pais de primeiro mundo, muda-se toda uma cultura, a mente de uma nação em movimento mágico idem ...
Mais eu não acredito em conto de fadas, muito menos sou superticioso, acredito em causa e efeito , em política, em fins e meios.Em relação ao governo de Wagner difícil eu fazer uma análise, em relação ao governo de Lula que o senhor tanto bate, considero um governo bom, contra Rede Globo que tanto apodrece a mente do povo de nosso pais, e os demais meios de comunicação, vejo o Brasil hoje como um pais interessante, um pais em franca metamorfose, um mal aluno que passa a tomar gosto pelo estudo e começa ser admirado pelos colegas mais "espertinhos",claro despertando a inveja e revolta dos ex colegas da turma do fundão. Mais ainda com deficiencias, com problemas a serem acertados, deficiencias criadas por vícios antigos, mais com um pouco de tempo há de mudar. Como eu disse não acredito em conto de fadas.

Anônimo disse...

Braulio.

Saúde e esperança, sempre.

Gostei muito do seu comentário e considero a razão do mesmo.

Eu mesmo pensei que estava precipitado,mas não estou não.Com Lulla foi a mesma coisa com 3 meses no primeiro mandato chameio-o de estelionatário e acabei mais politizado.

Com 58 anos de idade estou perdendo o otimismo em relação aos políticos.
Espero estar enganando e passar a elogiar o governo Wagner,o Lulla não tem mais jeito ,ele, é apenas um pelego do sistema monetário internacional.

Gostaria de conhecê-lo pessoalmente ,caso você tenha interesse apareça no dia 30 deste mês às 18.30, estaremos fazendo uma palestra sobre dores no corpo,será na Clínica São Vicente.

Um abraço, Eduardo Leite

Anônimo disse...

Prezado Dr, venho mais uma vez discordar do senhor, mas isso é interessante o debate é muito produtivo. O senhor chama Lula de lacaio do sistema monetário até o compara ao Collor e coloca dois "eles" no nomes dele, porem continuo entrando em conflito com vossa opinião. Sinceramente em meus poucos anos de vida apesar de todos os pesares não vi um presidente realizar o que Lula fez. Não tem nem graça eu dizer que o Luis Inacio Lula da Silva , conseguiu em 4 anos ser melhor que em 8 anos que o FHC , pois isto é um argumento clichê. Acho que se fosse fazer um comparativo e usando de todos os meios e institutos sociais e estatisticos que usei durante a campanha presidencial, ficaria claro que O Lula é o melhor presidente eleito diretamente pelo voto direto que este país já teve. Alem de ser um presidente que está se mostrando um desempenho além da média, teve algumas "sacadas" que poucos presidentes teriam, como a sacada do Bolsa Alimentação, como a sacada do Prouni , da Cota universitaria para negros e afins . Com certeza o senhor deve estar fringindo a testa e achando pois estes programas sao odiados por boa parte da população em especial a classe alta e media alta.
Qualquer pessoa que leu um livro de administracao na vida deve conhecer a Teoria da Piramide de Maslow aonde ele diz que a primeira necessidade do ser humano é conseguir alimentação, sem esta necessidade sanada , ele não pensa em mais nada, nao tem estima , nao tem ego que suprima a fome. E vivemos num país aonde milhões de pessoas viviam com fome que é acordar sem ter a perspectiva do que comer. Aí logo argumentam, ah mais o governo vai ficar alimentando vagabundo , bem ... tem filho de rico que tem tudo na vida e não quer nada, se um pobre recebe uma oportunidade e continua no ostracismo, azar dele nao e verdade ? O Brasil está entre os três países do mundo com maioria da população negra, porém destes dizem , o nosso é o mais branco. Temos uma divida cultural e social absurda com os negros do país e chega a ser comico se não fosse trágico uma gatinha loira dos olhos azuis argumentar que é negra por que seus bizavós sao negros, como se estivessemos na America aonde o que conta é sua arvore genealógica. Sou bolsista do Prouni e afirmo categoricamente nunca se foi tão facil para um estudante ( de verdade ) se entrar na faculdade. Lembro que a um tempo atras faculdade era um beneficio de uma elite, intelectual ou financeira.
Hoje temos uma polícia federal que trabalha , hoje em dia ainda existe muito contrabando porem reduziu em 80% a entrada de mercadorias contrabandiadas, pra não dizer que nunca ouvi falar nos governos anteriores que deputado se prendia, que dona de loja de mega-luxo se prendia, que juiz se prendia e tantas outras classes intocaveis nos governos anteriores que agora volta e meia aparecem no jornal das 8 algemadas. Eu nao fico triste com os politicos deste pais Dr, eu fico triste com O POVO deste país , acomodado, medroso, catatonico, sem educação, sem senso critico, que gosta de Big Brother e acredita em tudo que vê na TV. Como diria Mather Luther King " O que me incomoda não é o grito dos maus e sim o silencio dos bons ". Por hora vou ficando emocionado com coisas que vejo que realmente mudaram neste pais , vendo a Rede Globo ser forcada a noticiar que o risco Brasil esta o menor da historia, a ver o presidente da maior potencia mundial vir pro Brasil vir conversar como "velhos amigos" com nosso presidente por interesse energetico, e o melhor ver um monte de BABACA como o ACM NEto , o FHC e outros serem agora oposição. Tenho esperanças sim, agora tenho

Anônimo disse...

Olá, Bráulio.

Acabo de ler suas últimas colocações. Tenho a considerar:
1-Esperei muito do governo Lula, logo após 90 dias do seu primeiro mandado vi que a esperança que venceu o medo, estava transvertida na enganação e estelionato disfarçado no mais explícito esquema demagogo. A partir daí comecei as minhas críticas.
2-Sou contra toda política assistencialista tipo bolsa família, estas dão o peixe e não ensinam a pescar. A política econômica iniciada pelo desastroso governo FHC e acatada no governo Lulla estimula a especulação monetária, sufoca a classe empresarial com os juros absurdos numa inflação sob controle com taxas mensais de menos de 0,5 %.
3-A polícia Federal está sendo usada como fachada fazendo muita encenação e pouca resolução. Prende empresários com cobertura televisiva e o judiciário solta na surdina.
4-As cotas universitárias deveriam ser para os alunos da rede secundária pública independente de cor, credo ou etnia.
5-O ensino básico e técnico, estes, os mais importantes não são valorizados assim como a classe docente inclusive a da universidade.
6-A assistência médica pública continua caótica e corrupta.
Teríamos mais críticas a considerar em relação ao governo Lulla,que se diferencia dos demais,por exibir mais competência mediática e compete em igualdade no tocante à corrupção.

Concordo plenamente com você ao citar Mather Luther King, quando lamenta o silêncio dos bons.

Bráulio, tenho alertado em alguns artigos para que pessoas esclarecidas e inteligentes como você, não entrem no jogo de comparação, tipo torcidas de futebol. Sarney, Collor, FHC e Lulla, com certeza entraram na galeria dos demagogos, corruptos e serviçais do sistema monetário internacional.

Nenhum deles investiu substancialmente na educação, saúde, segurança e no sistema empresarial da pequena e média empresa, estes, os segmentos que mais contribuem em impostos e emprego.
É urgente que os brasileiros esclarecidos lutem por uma terceira via política isenta de fisiologismo, corrupção e que olhe só para a especulação monetária internacional que dita as normas econômicas no nosso país.
Estou lendo um livro de C.K. Prahalad, a Riqueza Na BASE DA PIRÂMIDE, e já penso em desenvolver um projeto comunitário. Projeto esse que já desenvolvo na Clínica São Vicente,direcionado á saúde.

Pretendo desenvolver este projeto com uma amplitude maior nas comunidades periféricas, vai depender da aceitação dos líderes comunitários destas comunidades.
Amanhã estarei na Associação Comunitária da Pedra do Descanso, proferindo uma palestra sobre o tema: por que adoecemos. Será ás 19 h, se você puder apareça, caso não possa no dia 24 às 18.30 na Clínica São Vicente estarei falando sobre dores generalizadas ou fibromialgias. Estas palestras acontecem toda última terça-feira de cada mês.

Um abraço,

Eduardo Leite

Tecnologia do Blogger.