A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005

HELICOBACER PYLORI E O PRÊMIO NOBEL DA MEDICINA.




A matéria de ontem na Folha-SP sobre o prêmio Nobel para os descobridores da bactéria Helicobacter Pylori é bastante equivocada e, sem sombra de dúvidas ajuda a construir um grande desserviço à medicina de modo geral.

Primeiro, é destacado que estes pesquisadores ao descobrirem a referida bactéria determinaram a causa da gastrite, da úlcera gástrica , duodenal.

Primeiro grande equivoco, dito como verdade premiada, a bactéria H.P não é a principal causa destas patologias, é um agente, que pode potencializar o aparecimento da gastrite, da úlcera gástrica e da úlcera duodenal, acredita-se, sem grandes evidencias que esta bactéria ``pode´´ contribuir para o agravamento destas doenças e dificultar o seu tratamento.

Segundo grande e extremamente preocupante equivoco: que esta bactéria seria a responsável pelo câncer de estômago.

Há estudos que direcionam a importância desta bactéria em alguns casos de câncer gástrico, principalmente nos linfomas de Malt, estudos esses, que, carecem de mais pesquisas.

Finalmente o maior absurdo que, com certeza, trará grandes danos à comunidade, na matéria em questão, é preconizado o uso de antibióticos como fator fundamental para a ``cura´´destas patologias.

Este, sem dúvida, a maior inverdade que, com certeza trará grandes benefícios à industria farmacêutica e um grande malefício à humanidade.

Atualmente só existe um tratamento eficaz para a cura da gastrite, da úlcera gástrica e da úlcera duodenal: bons hábitos alimentares, atividade física regular, administração das tenções e emoções, antiácidos a base de bloqueadores da bomba de prótons e, em casos especiais como: de úlcera recidivante e metaplasia com presença de H.P. ``acredita-se´´ que a combinação dos medicamentos anteriormente citados associados a uma combinação de antibióticos deve ser utilizado.

O tratamento indiscriminado das gastrites com H.P. positivo é uma discrepância que não encontra apoio nos centros médicos que não são ``sensibilizados´´por instituições ligadas à indústria farmacêutica cuja maior preocupação é com os bem vindos lucros.

Eduardo Leite
wwww.gastroajuda.com.br
gastroajuda@hotmail.com
A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005 A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005 Reviewed by Eduardo Leite on 10/05/2005 10:40:00 AM Rating: 5

2 comentários:

Susan Hanson disse...

"Vision" Candidates Sue Detractor Over Blog
Vision Vancouver's candidates for Mayor and Council are filing a lawsuit against a local community activist.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to music on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like music!

meganharolds2215 disse...

I really enjoyed your blog. This is a cool Website Check it out now by Clicking Here . I know that you will find this WebSite Very Interesting Every one wants a Free LapTop Computer!

Tecnologia do Blogger.