CONTRATO ENTRE EMPRESÁRIOS DA SAÚDE E O HDPA É ASSINADO. QUEM LUCRA COM ESTE CONTRATO ?



CONTRATO ENTRE EMPRESÁRIOS DA SAÚDE E A SANTA CASA É ASSINADO EM MEIO A CONVÊNIO JÁ EXISTENTE COM A UEFS E O HDPA


Hoje no HDPA, a UEFS foi usada ardilosamente para encobrir um vergonhoso contrato entre Santa Casa e um pool de empresários que exploram o serviço de oncologia pelo SUS em Feira de Santana. Teve até convite impresso para disfarçar as reais intenções. Não seria nada demais perguntar: quem pagou por este convite?

Está para ser implantada uma portaria do Ministério da Saúde, que, para melhor fiscalizar estes prestadores de serviços oncológicos, que ganham substanciais verbas federais, com esta portaria os prestadores de serviços desta rendosa especialidade médica, só poderão prestar estes serviços a nível hospitalar.

Como os prestadores destes serviços aqui de Feira não têm hospital, o que fizeram, estes empresários responsáveis pelas empresas ION, IEHF e CEON? Uniram-se e fizeram uma nova empresa que, hoje, assinou um contrato de parceria com o HDPA.

Para adoçar ainda mais esta ´´festiva`` comemoração, além de usar a UEFS que há muitos anos tem relevantes serviços de parceria com o HDPA, incluem uma ´´parceria`` com uma empresa de cirurgia cardíaca, esta, também coligada a empresários que exploram serviços médicos de alta complexidade que também, obviamente, são regiamente remuneradas pelo SUS.

Enquanto isso, os funcionários do HDPA continuam com várias férias, 13 salário e salários atrasados. Ou seja: para os sem padrinhos nada, aos amigos dos poderosos, tudo.

Esse contrato não foi discutido com o Corpo Clínico, que, dizem,não existe. Pode não existir no papel, eu, por exemplo, faço parte deste Corpo Clínico há mais de 30 anos.

Seria ético e oportuno que este contrato fosse divulgado e discutido amplamente, para que a Santa Casa e o HDPA, não sejam, mais uma vez vítimas de contratos que só beneficiem à empresários não compromissados com a causa social.

Outra coisa importante a ser discutida é a prioridade dos recursos Federais na Saúde em Feira de Santana, pois, enquanto em Feira, não se faz com facilidade um simples eletrocardiograma pelo SUS a mesma dificuldade não existe para se fazer uma bem remunerada cintilografia do miocárdio, dentre outros, exames de alta complexidade , pelo SUS.

Priorizar exames de alta complexidade e cirurgia cardíaca numa cidade com carência para operar hérnia inguinal, cirurgias ambulatoriais, mioma, vesícula e outras patologias cirúrgicas pelo SUS , é responsabilidade social ?

Estamos realmente agindo com seriedade na saúde pública? Ou estamos sendo vítimas de interesses empresariais destes empresários desta medicina cada vez mais mercantilista ?


Devemos também ,questionar , à Secretaria Estadual de Saúde pela implantação de uma estratégica unidade do HEMOBA em Feira, serviço esse de vital importância para a terapia hematológica que, a nível privado, gordos rendimentos, propicia.


Eduardo Leite
eduardoleite@gastroajuda.com.br
CONTRATO ENTRE EMPRESÁRIOS DA SAÚDE E O HDPA É ASSINADO. QUEM LUCRA COM ESTE CONTRATO ? CONTRATO ENTRE EMPRESÁRIOS DA SAÚDE E O HDPA É ASSINADO. QUEM LUCRA COM ESTE CONTRATO ? Reviewed by Eduardo Leite on 9/18/2006 10:46:00 PM Rating: 5
Tecnologia do Blogger.