DONA NAZINHA , MINHA VIZINHA .




Hoje, pela manhã dei uma carona a Dona Nazinha. D. Nazinha é uma mulher com determinados 65 anos, pobre, negra, Agente de Saúde e mora em frente a mim, aqui no bairro do Aviário.

Se tem uma pessoa boa, honesta e com um grande espírito humanitário é do tipo da Dona Nazinha.

Bem antes da implantação dos Agentes de Saúde, D. Nazinha já era uma Agente de Saúde por conta própria, aplicava injeções, fazia curativos ,orientava ,encaminhava as pessoas para os especialistas a depender do seu prévio diagnóstico.

Não cobrava nada, era de coração ,era de amor ,era o dom dos anjos encarnado naquela mulher de aparência frágil e alma de poderosa.

No caminho o papo rolou, ela estava indo para o colégio onde estava concluindo o segundo grau, pois teve que voltar a estudar ou perderia o emprego como Agente de Saúde.

Dentre muitas coisas do seu dia a dia Dona Nazinha me revelou uma grave preocupação: as meninas adolescentes estavam rejeitando as orientações dos Agentes de Saúde sobre a importância do uso de preservativos não só para evitar as DST como a temida gravidez indesejada.

Surpresa cruel sobre a grave preocupação da Dona Nazinha: como existe o programa da bolsa família tão divulgado pelo pai dos pobres, pelo presidente com cara do povo, o demagogo e corrupto Luiz Inácio lula da Silva, elas, as meninas adolescentes, preferem emprenhar e fazer um cartão da bolsa família.

Pra que trabalhar? Para que estudar? Se com uns trocados alimenta-se? É doutor, finalizou a Dona Nazinha, se eles dão o peixe para que o anzol? Agradecida, desejou que Deus me desse um bom dia e seguiu.
DONA NAZINHA , MINHA VIZINHA . DONA NAZINHA , MINHA VIZINHA . Reviewed by Eduardo Leite on 9/22/2006 11:07:00 AM Rating: 5
Tecnologia do Blogger.