HELICOBACTER PYLORI-PREMIA DESCOBRIDORES

Os pesquisadores australianos que atribuíram à bactéria Helicobacter Pylori ,em 1982, como a  causa da gastrite, da úlcera duodenal e gástrica, ganharam este ano o prêmio Nobel de Medicina.

Desde então há inúmeros trabalhos que confirmam estas colocações como também acham que a origem do câncer gástrico também esta relacionado a esta bactéria.

Estes trabalhos são fartamente divulgados pela industria farmacêutica o mesmo não acontecendo com os trabalhos que são contrários a estas versões.

Estima-se que aproximadamente 50% dos habitantes dos países de primeiro mundo são contaminados por esta bactéria e que, nos países de terceiro mundo, como o Brasil, este índice gira em torno de 70%.

O tratamento contra esta bactéria consiste na combinação de três antibióticos e um ante acido, no Brasil este tratamento gira em torno de 120 a 180,00 reais.

Imaginem os senhores se toda esta população tivesse que fazer uso deste tratamento, sem falar que a re-infestação é uma constante.

Atribuir exclusivamente a esta bactéria como causadora da gastrite e da ulcera é um absurdo e, absurdo maior é querer afirmar que o câncer gástrico esta relacionado à infecção pelo H.P.

Dizer que maus hábitos alimentares e ritmo de vida sedentário e estressante não são causas de gastrite, das úlceras gástricas e duodenais além do câncer gástrico é outro maior absurdo como vem sendo vinculado nos diversos meios de divulgação, quer cientifico ou não.

Reconhecemos a importância do Prêmio Nobel como incentivo à pesquisa cientifica mas, a história já questionou muitas premiações e, esta, com certeza, será questionada,não pela descoberta desta bactéria mas, pela importância que lhe é atribuída como causa de gastrite,úlceras e principalmente como causa de câncer gástrico,o que não é verdade.

gastroajuda@hotmail.com

HELICOBACTER PYLORI-PREMIA DESCOBRIDORES HELICOBACTER PYLORI-PREMIA DESCOBRIDORES Reviewed by Eduardo Leite on 10/03/2005 05:09:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.