QUE OS AVANÇOS NA MEDICINA NÃO ATINJAM A DIGNIDADE MÉDICA

QUE OS AVANÇOS NA MEDICINA NÃO ATINJAM A DIGNIDADE MÉDICA.



É fato comprovado, a tecnologia tem avançado a passos largos na área médica.Grandes avanços em todos segmentos, novas técnicas cirúrgicas, novos medicamentos e principalmente, modernos e eficientes meios de diagnósticos.

Seria boa que estes avanços fossem disponibilizados a todos os segmentos da sociedade, afinal, a saúde, é um direito citado na Constituição.

Mais importante ainda é que estes avanços que tantos benefícios podem trazer sejam aplicados com critérios técnicos e evidentemente, com ética.

Infelizmente, isso não vem acontecendo no Brasil e nos países que permitem à desenfreada comercialização dos procedimentos médicos.

A assistência médica está cada vez mais cara e difícil de ser exercida pelos médicos, apesar da disponibilidade de tantos avanços tecnológicos.

A falta de padronização nas condutas médicas resulta em gastos bilionários em tratamentos ineficazes e indevidos, tanto nos tratamentos clínicos e cirúrgicos.

É inconcebível a falta de vontade política dos próprios órgãos que regulamentam o exercício da medicina e das sociedades de especialistas em não estabelecerem a padronização nas condutas médicas.

As escolas médicas ficam alheias a esta importante contribuição cientifica e social.

As solicitações de exames desnecessários representam gastos vultuosos a cada ano e estas cifras bilionárias que juntas aos tratamentos indevidos estão levando a assistência médica pública e privada ao caos.

Médicos que se associam a donos de laboratórios e empresas de exames de alta e média complexidade e, passam a solicitar exames sem critérios técnicos estão sendo anteéticos e portanto, denigrem esta tão nobre profissão além de contribuirem para um grave problema social.

O médico é um profissional como outro qualquer .Por ser um profissional do qual se exige muita qualificação e por exercer uma profissão de alto risco deve o médico ser bem remunerado e ter, inclusive, uma aposentadoria diferenciada não só em relação ao tempo mas, também, em relação ao numerário.

Por isso, deve, a classe médica, lutar por seus direitos, exigindo melhor remuneração, melhores condições de trabalho, tanto nas empresas privadas como nas públicas.

O médico que se submete a trabalhar num decadente e corrupto sistema público está compactuando com a falta de dignidade e da ética.

Os médico que, para``compensar´´ os aviltantes honorários pagos pelos convênios se associam a empresas de $aúde e passam a solicitar exames sem critérios está contrariando não só o código de ética da medicina, como também, o código de ética da cidadania.



Eduardo Leite

www.gastroajuda.com.br
gastroajuda@hotmail.com
QUE OS AVANÇOS NA MEDICINA NÃO ATINJAM A DIGNIDADE MÉDICA QUE OS AVANÇOS NA MEDICINA NÃO ATINJAM A DIGNIDADE MÉDICA Reviewed by Eduardo Leite on 9/22/2005 08:57:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.