A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005

HELICOBACER PYLORI E O PRÊMIO NOBEL DA MEDICINA.




A matéria de ontem na Folha-SP sobre o prêmio Nobel para os descobridores da bactéria Helicobacter Pylori é bastante equivocada e, sem sombra de dúvidas ajuda a construir um grande desserviço à medicina de modo geral.

Primeiro, é destacado que estes pesquisadores ao descobrirem a referida bactéria determinaram a causa da gastrite, da úlcera gástrica , duodenal.

Primeiro grande equivoco, dito como verdade premiada, a bactéria H.P não é a principal causa destas patologias, é um agente, que pode potencializar o aparecimento da gastrite, da úlcera gástrica e da úlcera duodenal, acredita-se, sem grandes evidencias que esta bactéria ``pode´´ contribuir para o agravamento destas doenças e dificultar o seu tratamento.

Segundo grande e extremamente preocupante equivoco: que esta bactéria seria a responsável pelo câncer de estômago.

Há estudos que direcionam a importância desta bactéria em alguns casos de câncer gástrico, principalmente nos linfomas de Malt, estudos esses, que, carecem de mais pesquisas.

Finalmente o maior absurdo que, com certeza, trará grandes danos à comunidade, na matéria em questão, é preconizado o uso de antibióticos como fator fundamental para a ``cura´´destas patologias.

Este, sem dúvida, a maior inverdade que, com certeza trará grandes benefícios à industria farmacêutica e um grande malefício à humanidade.

Atualmente só existe um tratamento eficaz para a cura da gastrite, da úlcera gástrica e da úlcera duodenal: bons hábitos alimentares, atividade física regular, administração das tenções e emoções, antiácidos a base de bloqueadores da bomba de prótons e, em casos especiais como: de úlcera recidivante e metaplasia com presença de H.P. ``acredita-se´´ que a combinação dos medicamentos anteriormente citados associados a uma combinação de antibióticos deve ser utilizado.

O tratamento indiscriminado das gastrites com H.P. positivo é uma discrepância que não encontra apoio nos centros médicos que não são ``sensibilizados´´por instituições ligadas à indústria farmacêutica cuja maior preocupação é com os bem vindos lucros.

Eduardo Leite
wwww.gastroajuda.com.br
gastroajuda@hotmail.com
A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005 A RESPEITO DO PRÊMIO NOBEL-MEDICINA 2005 Reviewed by Eduardo Leite on 10/05/2005 10:40:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.