´´ OS QUE USAM A FORÇA SÃO OS QUE NÃO TÊM A FORÇA DOS ARGUMENTOS``


O caos na saúde pública, de tão batido, já entra no esquecimento, resultante da acomodação de uma sociedade, que de tão sofrida e explorada, acomoda-se vítima da sua própria desvalorização existencial.

Muitos culpam os médicos por esse caos e atribuem-lhes falta de ´´sensibilidade`` e quebra do juramento de Hipócrates. Como se só os médicos devessem ser dignos, éticos e sarcedotes, nessa sociedade cada vez mais consumista e sem ética.

Os políticos reivindicam mais escolas de medicina, na cegueira típica dos demagogos, de que, quanto mais médicos no mercado resolveria o caótico sistema de saúde pública.

Os donos de faculdades privadas- geralmente ligados a políticos- somam-se a estes senhores e junto a lobistas lutam caninamente por mais faculdades de medicina, cuja mensalidade varia de dois mil a seis mil reais por mês.

Por mais faculdades de medicina que sejam criadas , mantendo o atual sistema de formação de médicos e a política de saúde que privilegia a doença , esquecendo do indivíduo como um todo e sem um combate rigoroso à corrupção, continuaremos com o caos na saúde pública.

A medicina moderna tem que ser revista na sua totalidade, assim como a política de saúde. Formar um médico e mandá-lo para trabalhar sem infra-estrutura de apoio é o mesmo que mandar esvaziar o mar com uma lata furada.

Mais de 60% dos médicos formados no Brasil ( são mais de 250.000), trabalham nas capitais e, não é por causa do salário, ao contrario do interior, na capital a remuneração e qualidade de vida deixa muito a desejar.

Como a maioria dos médicos é obrigada, pelo próprio sistema, a uma especialização , fica como única opção, trabalhar nos grandes centros.

Temos que rever o ensino médico, temos que combater a corrupção e elaborar uma política de saúde eficiente dando prioridade à prevenção.

Nada disso será possível se tivermos homens públicos pactuados com a corrupção e que usam a força porque não têm a força do argumento e muito menos a ética como servidor público.
.
Eduardo Leite
www.eduardoleite.blogspot.com
´´ OS QUE USAM A FORÇA SÃO OS QUE NÃO TÊM A FORÇA DOS ARGUMENTOS`` ´´ OS QUE USAM A FORÇA SÃO OS QUE NÃO TÊM A FORÇA DOS ARGUMENTOS`` Reviewed by Eduardo Leite on 2/06/2009 09:42:00 AM Rating: 5

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui tivemos o PAS, o PAS de Casaca (Organizações Sociais) e vem por aí as Fundações Públicas de Direito Privado. É por estas e outras que ano que vem minha irmã abandona a medicina com a devida baixa do CRM. E viva as SPDMS

Anônimo disse...

Dr. Eduardo Leite, para tua informação http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=43403

Anônimo disse...

Dr. Eduardo Leite por favor assista ao vídeo:

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=43403

Tecnologia do Blogger.