TRANSFERÊNCIA MÉDICA INDEVIDA, UM ALERTA



TRANSFERÊNCIA MÉDICA INDEVIDA, UM ALERTA.

 `` a todo investimento deve ser pesado ou analisado o seu custo benefício´´



 




Fiquei surpreso com a rápida transferência para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, do então candidato à presidência Jair Bolsonaro, menos de 16 horas, após ser submetido a uma intervenção cirúrgica de emergência decorrente de uma grave lesão por arma branca,faca,que resultou em grande perda sanguínea necessitando de transfusão de mais de 4 bolsas se sangue, 3 lesões de intestino delgado e uma de cólon ascendente que necessitou de uma derivação intestinal por colostomia.

Os Cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, instituição que goza de excelente reputação há muitos anos, foram precisos e salvaram a vida do paciente sob seus cuidados.

Um paciente nesses casos necessita de repouso absoluto por no mínimo 16 horas, sendo proibido visitas de parentes ou não, filmagens e outras interferências ao seu repouso.

O questionamento que se faz: por quais razões essa transferência tão precipitada, inclusive, disputada por membros das equipes dos mais prestigiados Hospitais de São Paulo, Sírio Libanês e Albert Einstein?

Foi, a meu ver, uma transferência indevida, por tanto desnecessária,faltou bom senso e uma observação racional : ´´qual o benefício de transferir um paciente que foi submetido a um procedimento de grande monta, estando o mesmo numa instituição hospitalar com plenas condições de dar continuidade ao tratamento?

O paciente foi transferido com menos de 16 horas pós cirurgia em que partes do seu intestino foram suturadas(costuradas) , transferência essa através de maca hospitalar para uma ambulância e daí para um avião de pequeno porte onde o translado resulta desde a trepidação no trajeto da maca para ambulância e da ambulância para a aeronave cuja decolagem e aterrissagem resultam em forte trepidações para um paciente cujo abdômen foi aberto em toda a sua extensão longitudinal.

Durante o voo em aeronave de menor porte as turbulências são frequentes e maiores, turbulências essas que podem resultar em dores, deslocamento do intestino suturado com consequências previstas como sangramento, edema que podem agravar o íleo intestinal (o intestino fica sem funcionar) e por consequência pode levar a distensão intestinal e resultar em fístula intestinal. 

Depois o translado do avião para o helicóptero que não pode pousar no heliporto do Hospital Albert Einstein (estava bloqueado) sendo obrigado a pousar no heliporto do palácio dos Bandeirantes e daí de ambulância ao Hospital.

Óbvio que nunca saberemos caso o paciente em questão tivesse sido transferido no 7º dia se haveria necessidade de uma segunda cirurgia de grande risco para correção de uma fístula intestinal.

Fica a lição, essa é a nossa intenção: ´´refletir e agir, racionalmente, quando pensar  em autorizar precocemente uma transferência hospitalar de um paciente grave.``

Eduardo Leite

gastroajuda@hotmail.com

TRANSFERÊNCIA MÉDICA INDEVIDA, UM ALERTA TRANSFERÊNCIA MÉDICA INDEVIDA, UM ALERTA Reviewed by Eduardo Leite on 1/30/2019 05:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.